O feriado municipal de Ansião, comemorado a 29 de Maio (Dia da Espiga), ficou marcado por um conjunto de homenagens a personalidades, empresas e instituições do concelho, numa cerimónia que foi presidida pelo vogal executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Jorge Brandão. A anteceder a sessão solene, teve lugar a homenagem simbólica aos combatentes, no decurso da qual foi depositada uma coroa junto ao monumento que presta honra aos antigos soldados.
O presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, aproveitou a ocasião para fazer um balanço do trabalho realizado ao longo dos últimos quase oito anos de governação. Num discurso marcado por uma forte componente identitária e comunitária, o autarca sublinhou os valores da democracia, da participação cívica e da construção colectiva como fundamentos da acção autárquica, e apresentou um conjunto de dados que demonstram, nas suas palavras, um concelho “mais dinâmico, mais inclusivo, mais coeso e mais avançado”.

O edil lembrou a criação da marca “Ansião Coração de Sicó”, como forma de afirmar a identidade do território e valorizar os seus recursos e tradições. No plano financeiro, António José Domingues revelou que, nos últimos quase oito anos, a autarquia abdicou de cerca de 4,5 milhões de euros em receita fiscal em benefício directo das famílias e empresas do concelho, através de medidas como a redução do IMI, a criação do IMI Familiar, a eliminação da Derrama e a redução na participação do IRS. Sublinhou também o reforço do apoio às Juntas de Freguesia, cujas transferências passaram de 89 mil euros para cerca de 397 mil euros anuais, totalizando mais de 2,3 milhões de euros desde o início da governação socialista em Ansião.
a autarquia abdicou de cerca de 4,5 milhões de euros em receita fiscal em benefício directo das famílias e empresas do concelho, referiu o autarca
António José Domingues frisou ainda que a autarquia reforçou o apoio ao sector associativo, com destaque para o protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Leiria que assegura o pagamento das inscrições dos jogadores da formação, medida esta que, segundo o presidente, será alargada “a toda a formação desportiva do concelho”.
Na área social, o autarca apontou a duplicação do apoio ordinário à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião, que passou de 33 mil euros para 72 mil euros, e a criação de regulamentos de apoio à natalidade e à acção social escolar, que se traduziram em “poupanças para as famílias”, incluindo também aqui o transporte escolar gratuito até ao 12.º ano e a melhoria da oferta das actividades de enriquecimento curricular. Neste âmbito, fez igualmente referência ao Projecto Abem, implementado desde 2018, e que permite o acesso gratuito a medicamentos por parte dos mais idosos e de pessoas com insuficiência económica.
Do ponto de vista do investimento de capital, o presidente revelou que entre 2018 e 2024 foram investidos mais de 27,4 milhões de euros em novas infraestruturas e em recuperação e manutenção de equipamentos e edifícios, valor este que preconiza também as transferências para as Juntas e instituições. Paralelamente, a autarquia conseguiu reduzir a dívida municipal, destacou o presidente, passando de 6,65 milhões de euros em 2017 para cerca de três milhões no final de 2024, e “sem termos desinvestido”, sublinhou.
Entre 2018 e 2024 foram investidos mais de 27,4 milhões de euros em novas infraestruturas e em recuperação e manutenção de equipamentos e edifícios, apontou o presidente
Durante a cerimónia, foi ainda apresentado o novo site do município, com novas funcionalidades digitais, como a plataforma ADOPTA, e o projecto Bairro Comercial Digital – “Ansião Coração de Sicó”, financiado pelo PRR em mais de 555 mil euros, com o objectivo de “dinamizar” o centro da vila e os respectivos estabelecimentos comercias, através da digitalização dos modelos de negócio.
Homenageados
O Município homenageou os trabalhadores com 25 anos de serviço, mas atribuiu ainda menções honrosas e medalhas de grau bronze, prata e ouro a personalidades, empresas e instituições.

Menções honrosas
Associação Pêlo na Venta
Associação de Amigos do Lourival
Abílio Nunes Gomes
Fernando José Rodrigues Valente
Amândio de Jesus Marques
Dário Bárrio Rodrigues
MEDALHA GRAU BRONZE
Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos
Associação C. R. de Torre de Vale de Todos
MEDALHA GRAU PRATA
Américo Gomes
ANSIBIKERS
União Desportiva de Santiago da Guarda
MEDALHA GRAU OURO
Limocos, Lda.
Abílio das Neves Rodrigues
António das Neves Rodrigues
ETP Sicó
Ermelinda Mendes
Rui Faria Filipe de Oliveira
Aires Castro


*Notícia publicada na edição impressa de 5 de Junho
*Todas as fotos disponíveis no Facebook do jornal