Praticantes de BTT vão percorrer trilhos da Sicó “Na Carroça do Marquês de Pombal”

0
2212

No próximo dia 27 de Maio (sábado), todos os caminhos vão dar aos imponentes trilhos da Serra de Sicó, localizados no concelho de Pombal.
O território recebe a 4ª Etapa do GPS EPIC Samsys de 2023 – “Na Carroça do Marquês de Pombal” -, um evento de BTT que percorre vários pontos do país ao longo do ano e que, no caso de Pombal, será organizado pela Junta de Freguesia da Pelariga (onde terá lugar a partida, às 08h00) com o apoio dos BTTralhos Bike Team.
Sem carácter competitivo, o GPS EPIC Samsys é guiado exclusivamente por GPS, em autonomia total, até às 18h00, possibilitando a participação dos atletas a custos mais reduzidos.
A 4ª etapa tem três percursos à escolha: um de 50km, com 1500D+; um de 65km, com 1600D+; e outro com 90km e 2100D+,mas seja qual for a opção não vão faltar os melhores trilhos técnicos da Serra de Sicó, mas também subidas íngremes e descidas vertiginosas, à medida dos apaixonados pela adrenalina do BTT.
Entre os locais de passagem, contam-se os conhecidos trilho das pontes e trilho do miradouro do baloiço, ambos na freguesia da Pelariga, mas também o marco geodésico da Sicó, a 553 m de altitude, onde se encontram também as letras esculpidas em madeira e que identificam o local “SICÓ”. Local privilegiado para os adeptos da fotografia, permite contemplar toda a região e os impressionantes campos de lapiás.

Os que se aventurarem “Na Carroça do Marquês de Pombal” vão passar também por locais emblemáticos como o Poio Velho, Poio Novo, mas ainda a cidade de Pombal, as praias fluviais do Rio Anços e do Rio Arunca e o miradouro da Senhora da Estrela, na Redinha. Desta incursão pelos trilhos do concelho, destaque, de igual modo, para a passagem por aldeias típicas, construídas em pedra calcária, tais como a aldeia do Vale, Pousadas Vedras e Ereiras.
A participação tem um custo de oito euros, com direito a um reforço alimentar e lembrança para todos os atletas. As inscrições devem ser feitas no site do GPS EPIC Samsys.