“Por cada gato esterilizado evitamos o nascimento de 100”

0
447

O projecto “Bairro dos Bigodes”, apresentado pela Associação de Protecção Animal de Ansião “Pêlo na Venta”, foi o vencedor do programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce daquela vila.

A ideia foi apoiada com cerca de 60kg de moedas, por parte dos clientes daquela superfície comercial, enquanto a causa proposta pela Santa Casa da Misericórdia de Alvorge obteve cerca de 49kg.

Rita Miguel com o cheque, ladeada da representante da Misericórdia de Alvorge e de Jorge Barros, bem como de colaboradoras do Pingo Doce

O cheque, no valor de 1.000 euros, foi entregue, no dia 25 de Novembro, à representante do Pêlo na Venta, por Jorge Barros, um dos gerentes daquele Pingo Doce. A verba destina-se a apoiar o custo da esterilização de cães e gatos, permitindo às famílias que adoptam animais fazê-lo a baixo custo. Por outro lado, com este contributo, os cinco voluntários do “Pêlo na Venta” esperam conseguir esterilizar também alguns animais de rua, para evitar o aparecimento de ninhadas e colónias.
Rita Miguel é uma dessas voluntárias e reconhece que só com muito trabalho e dedicação tem sido possível manter este projecto a funcionar. A associação conta com a ajuda de algumas famílias de acolhimento temporário, mas os apoios, de um modo geral, são insuficientes para a quantidade de situações a que é necessário dar resposta. “Tentamos não desistir, apesar das dificuldades”, nota. “Por cada gato esterilizado evitamos o nascimento de 100”, afirma Rita Miguel, para evidenciar a importância da esterilização no controlo do número de animais errantes.

 

*Notícia publicada na edição impressa de 14 de Dezembro