Pombaldiesel, uma empresa focada no futuro automóvel

0
422

A firma, prestes a completar três décadas no mercado em Pombal, é agora parte integrante do conceito de oficinas Redservice.

A empresa, ligada à reparação automóvel, presta vários serviços de reparação e manutenção tendo sempre como missão a satisfação dos clientes. Sendo a inovação um dos pilares da empresa, esta já está focada no próximo desafio do futuro: a reparação e manutenção dos veículos híbridos e eléctricos.
Rogério e Cristina Santos, responsáveis pela empresa, iniciaram a actividade em nome individual, com a comercialização e reparação de bombas injectoras, injectores diesel e turbos.


Ao longo de vinte e sete anos já foram algumas as datas marcantes na vida da empresa, uma delas foi sem dúvida a da mudança de instalações para a Zona industrial da Formiga, em 2004. Este passo foi importante porque permitiu alargar a oferta de serviços prestados a clientes particulares e empresas e ganhar um dinamismo diferente. “Chegámos à conclusão de que o espaço que tínhamos era realmente pequeno para a procura de serviços que já estávamos a ter na altura. Então passámos de uma área de 300 m2 para uma de 1000 m2 cobertos. Uma mudança que foi ao encontro das necessidades que estávamos a ter” conta Rogério Santos.
“Com uma área de oficina maior que nos permitia desenvolver outras intervenções nos veículos passamos a fazer todo o tipo de reparações e manutenções, como por exemplo: revisões periódicas oficiais (sem perder a garantia do fabricante), intervenções em suspensões, travões, motor, caixa de velocidades, ar condicionado, sistemas eléctricos, e a continuação das reparações na área do Diesel. Em 2019, a estratégia era ter uma oferta mais completa na manutenção automóvel pelo que iniciamos também o serviço substituição de pneus”.

Querendo prestar um serviço completo e cómodo, a Pombaldiesel pratica uma política de flexibilidade na recolha e entrega dos veículos aos clientes. Não só é possível, fazer a recepção e a entrega dos veículos para a revisão antes do horário de abertura (9h) e depois do horário de fecho (18h) – o que permite ajustar o serviço aos horários de cada cliente – como também oferece um serviço de recolha e entrega dos veículos a casa dos clientes. Adicionalmente, e quando acordado previamente com o cliente, a empresa leva os veículos dos mesmos à inspecção periódica obrigatória.

Em 2020, com os olhos postos no futuro e na evolução dos automóveis, a Pombaldiesel juntou-se à rede de oficinas Redservice. “Fazer parte do conceito de oficinas Redservice é uma mais-valia para a empresa e os profissionais que trabalham connosco e dá também aos nossos clientes uma imagem de transparência de que a Pombaldiesel está constantemente a evoluir no mercado automóvel”. Rogério Santos explica que a Redservice “é um conceito oficinal totalmente vocacionado para a área da manutenção e reparação automóvel tendo a rede oficinal neste momento a nível nacional e ilhas cerca de 50 oficinas aderentes. Temos uma imagem forte e moderna, estamos muito satisfeitos”.
Atendendo aos tempos que vivemos derivados da pandemia COVID-19, a Pombaldiesel reforçou a sua preocupação com a segurança e a saúde dos seus colaboradores e clientes e adquiriu, no início do ano de 2020, equipamento de purificação e higienização a Ozono que extingue qualquer espécie de vírus do habitáculo dos veículos.

O empresário afirma que na Pombaldiesel apostam constantemente na formação dos seus colaboradores. “A formação é uma área muito importante para qualquer empresa e a Pombaldiesel não é excepção, damos aos nossos colaboradores constante formação pois só assim podermos prestar um serviço rápido e adequado à realidade tendo em conta que os automóveis estão a evoluir todos os dias”, conclui o gerente.
Diz ainda que “a Pombaldiesel tem feito um constante investimento em equipamento de teste e afinação das bombas injectoras, injectores diesel e turbos, e também em equipamento oficinal, tais como o mais recente equipamento de substituição de óleo caixas velocidades automáticas (por sistema de diálise) ”
A satisfação dos clientes foi um dos pontos-chave para os empresários perceberem que a Pombaldiesel estava a ter sucesso e bom caminho no mercado automóvel. “Temos clientes desde o início da nossa actividade em Pombal, o que é muito satisfatório. Todos os dias aparece sempre algum cliente novo, que nos procura nas instalações, por telefone ou por e-mail. Temos esse feedback de que chegaram à nossa empresa por recomendação de alguém: ´Tens de ir à Pombaldiesel porque lá fazem-te esse serviço bem feito’. Temos clientes sobretudo de Portugal continental mas nas de reparação Diesel e Turbos também dos arquipélagos da Madeira e Açores. Prestamos ainda serviços para países onde se encontram comunidades portuguesas como Espanha, França, eSuíça e Luxemburgo. Prestamos ainda serviços para países africanos, nomeadamente Angola e Cabo Verde, onde estão sediadas empresas portuguesas”.
Rogério e Cristina Santos revelam que uma das próximas aposta da Pombaldiesel é na preparação das instalações e na formação dos colaboradores para veículos híbridos e eléctricos. “Não descurando o investimento nas áreas actuais do negócio a nossa aposta no futuro será nos veículos híbridos e eléctricos. Vamos começar a implementar essa área. Apesar de não deixar de ser um automóvel, esta nova gama de carros tem manutenções diferentes de um veículo a diesel ou gasolina. Por isso é preciso formação especial e equipamentos diferentes para entrevir e é aí que nós vamos apostar”.
Os gerentes não deixam de destacar que todo o sucesso alcançado pela Pombaldiesel se deve aos clientes que acreditam e continuam a acreditar na empresa, também a fornecedores, colaboradores atuais e aos que passaram pelos quadros da Pombaldiesel. Este percurso destaca-se pelo profissionalismo, dedicação e flexibilidade do negócio.

Carolina Marques Dias