Pombal reflecte sobre educação sustentável

0
357

O Município de Pombal assinala, esta quinta-feira (dia 9), o Dia da Educação, propondo reflectir sobre “Educação Sustentável – a transformação que se segue”. O momento, que serve para dar as boas vindas à comunidade educativa, é dedicado aos desafios que docentes, alunos e famílias enfrentam no arranque do novo ano lectivo.

A iniciativa acontece, a partir das 14h00, no Auditório da Biblioteca Municipal e tem transmissão online através das plataformas digitais do município.

Após a sessão de abertura, terá lugar a conferência “Relações potencializadoras – como desencadeá-las?”, com a realização de três painéis.

“Empoderamento de alunos, docentes e famílias” será o tema a abordar por Jorge Rio Cardoso, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro e professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Por sua vez, José Ramalho, director Técnico do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha e director Artístico do Teatro Figura, do Ninho de Artistas da Companhia Marionetas de Lisboa, reflectirá sobre o tema “Ludicidade/ Artes”.

O terceiro e último painel será subordinado ao tema “Filosofia para crianças” e estará a cargo de Eugénio Oliveira, licenciado em Filosofia, fundador e presidente da direcção nacional da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Os três momentos serão moderados por Anabela Sousa, Sara Rocha e Manuela Pinto, dos agrupamentos de escolas de Guia, Gualdim Pais e de Pombal, respectivamente.

A sessão de encerramento, que antecederá um “lanche saudável”, contará com a participação do Grupo do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela maestrina Erica Mandillo.