Pombal reflecte amanhã sobre realidade e intervenção nas calamidades

0
1214
O Chefe de Estado Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, é um dos oradores

“Realidade e intervenção nas calamidades” é o tema do seminário que traz diversos especialistas ao Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, esta quarta-feira (22 de Junho). O Chefe de Estado Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, é um dos oradores.

A iniciativa, promovida pelo CLDS 4G – Rosa dos Ventos, pretende “envolver as diversas perspectivas de um tema extremamente relevante para o território e para a respectiva população”, salienta a autarquia numa nota de imprensa.

O seminário começa às 10h00 com a vereadora do Município de Pombal, Catarina Silva, a presidente da direcção da APEPI, Teresa Pereira da Silva, e a coordenadora do CLDS 4G – Rosa dos Ventos, Rita Mota, a darem as boas vindas ao evento.

Mas os painéis começam, às 10h30, pelas mãos do comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga, Nuno Osório, que vai falar sobre “grandes incêndios florestais: uma história vivida”, enquanto o segundo comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Ricardo Costa, vai abordar “o comandamento de um grande incêndio florestal”.

Ainda da parte da manhã, o Chefe de Estado Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, vai dissertar sobre “a logística para os incêndios em meio rural”.

À tarde os trabalhos recomeçam às 14h30 com um painel sobre “intervenção social em contexto de calamidade”, a cargo do director do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social. Já o médico de Saúde Pública de Pombal, Fábio Gomes, fica responsável por esclarecer sobre “o impacto das calamidades na saúde”.

Os painéis terminam com “um olhar sobre as calamidades” por António Crespo, jornalista da TVI/CNN Portugal.

Por fim, cabe ao presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, encerrar a sessão.

De salientar que a entrada é gratuita, mas carece de inscrição prévia.