Pombal disponível para receber seis alunos moçambicanos

0
1294

A Câmara Municipal de Pombal mostrou disponibilidade para receber seis estudantes de nacionalidade moçambicana no Núcleo de Formação do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que já está a funcionar em pleno com três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP).
O executivo camarário aprovou, na reunião realizada a 4 de Novembro, a celebração de um acordo com o IPL e o Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, onde o Município de Pombal demonstra “disponibilidade para acolher seis estudantes de nacionalidade moçambicana”.
Para o presidente da autarquia, esta iniciativa “é uma mais-valia” para o concelho, na medida em que permite “atrair estudantes internacionais”, ajudando a contrariar a “tendência de diminuição da nossa comunidade estudantil”. Por outro lado, é uma medida “muito positiva”, que “contribui para a estratégia nacional de aumentar os estudantes internacionais no nosso território”, sublinhou Pedro Pimpão.
Esta “novidade boa” surge numa altura em que o Núcleo de Formação do IPL de Pombal “está a funcionar em pleno com três cursos”, adiantou o autarca, referindo-se aos cursos de Comunicação Digital, de Intervenção Social e Comunitária e de Gerontologia. Já os cursos de Secretariado Clínico, de Marketing Digital no Turismo e de Inovação e Tecnologia Alimentar não abriram, devido ao número insuficiente de alunos colocados.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 11 de Novembro