POMBAL | Cerca de 600 eleitores votam antecipadamente este domingo

0
1765

Dos 49 286 eleitores inscritos no concelho de Pombal, cerca de 600 vão exercer, este domingo, dia 17, o seu direito de voto para as eleições do Presidente da República, no âmbito do voto antecipado em mobilidade.
Numa nota enviada à comunicação social, a Câmara Municipal refere que terá em funcionamento, no edifício dos Paços do Concelho e com as condições de segurança necessárias para o efeito, duas mesas de voto, asseguradas por dez agentes eleitorais.
No âmbito do voto antecipado para eleitores em confinamento obrigatório, a autarquia adianta que “encontram-se inscritas, até ao momento, 28 pessoas de seis freguesias distintas”. A recolha dos votos no domicílio, que decorrerá entre os dias 19 e 20, será assegurada por quatro equipas, constituídas por representantes do presidente da Câmara, podendo ser acompanhadas por delegados das candidaturas, adianta a mesma nota.
“Em termos logísticos, a operação obrigou a que fossem reforçadas medidas de segurança, dotando os respectivos membros das equipas com kits de equipamentos de protecção individual, compostos por bata, luvas, máscaras, viseiras e álcool-gel, cumprindo todas as orientações das autoridades sanitárias”, avança a Câmara Municipal.
Quanto ao voto antecipado relativo a idosos acolhidos em estruturas residenciais, a autarquia informa que “ainda não se existem, até ao momento, inscrições efectuadas para o efeito” e que o processo em curso está a ser articulado “entre o Instituto da Segurança Social e as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social”.
Para as eleições do dia 24 de Janeiro há 61 secções de voto (mais duas que em eleições anteriores), distribuídas pelas 13 freguesias do concelho. O processo eleitoral que irá envolver mais de três centenas de agentes eleitorais.