Pimpão realça importância em valorizar as freguesias

0
2068

O presidente da Junta de Freguesia de Pombal defendeu, no passado sábado, dia 17, “a importância da valorização das freguesias enquanto estruturas de proximidade firmemente comprometidas no desenvolvimento do nosso território e de cada uma das comunidades”. Pedro Pimpão participou no Conselho Geral da Associação Nacional das Freguesias (Anafre) que decorreu em Portimão.
Na opinião do autarca social-democrata, “é importante que todos vistam a ‘camisola amarela’ da Anafre, colocando as freguesias e o desenvolvimento integrado do nosso país acima de eventuais divergências político-partidárias que devem estar num plano secundário”.
Por outro lado, Pedro Pimpão, também deputado à Assembleia da República eleito por Leiria, salientou a importância de uma aposta “nos dois planos de intervenção: externa e interna”. “No plano externo, assume claro destaque o impacto do processo de descentralização em curso que visa aprofundar a transferência de competências para as autarquias locais, nomeadamente reforçando o papel das freguesias em novos desafios”, bem como “o processo de reorganização administrativa que se avizinha e a preparação do PT2030” que “são desafios que devem ser encarados com muita responsabilidade”, refere.
Já no plano interno, “a aposta deve passar pelo aumento da formação descentralizada para autarcas e colaboradores das juntas de freguesia para fazer face às inúmeras exigências que se colocam nos vários níveis da gestão autárquica”, considera o autarca que está a cumprir o primeiro mandato como presidente de Junta.

Partilhar
Artigo anteriorAdministradores do GPS acusados de desviarem 30 milhões de euros de contratos de associação
Próximo artigoComunidade cigana entrega cabazes a famílias carenciadas
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.