Perto de 90 idosos residentes em lares e eleitores confinados votam esta terça e quarta-feira

0
811

Os votos para as eleições Legislativas dos quase 90 idosos residentes em lares e eleitores confinados que se inscreveram para votar antecipadamente são recolhidos esta terça e quarta-feira (dias 25 e 26 de Janeiro) em todo o concelho, pela Câmara Municipal de Pombal, anunciou a autarquia.

“Trata-se de um eleitor em confinamento obrigatório e mais 86 residentes em estrutura residencial (lar) ou instituição similar, abrangendo todo o território do concelho de Pombal”, refere a edilidade.

A operação estará a cargo de três equipas constituídas para o efeito, estando os seus membros munidos de equipamentos de protecção individual que garantam as condições de segurança, face à pandemia Covid-19.

Entretanto, dos 816 eleitores inscritos para exercer o seu direito de voto antecipadamente, em mobilidade, no passado domingo, registou-se a ausência de 75 eleitores, que poderão agora votar no dia das eleições (30 de Janeiro), nas assembleias de voto das freguesias onde se encontram recenseados.

Para “garantir tranquilidade e confiança” a todos os envolvidos no processo eleitoral, “a Câmara Municipal de Pombal adoptará medidas para além daquelas que se encontram previstas pela Administração Eleitoral”, salienta uma nota do município, que se prepara para testar, no próximo sábado, todos os membros das secções de voto e pessoal de apoio.

Além disso, todas as secções de votos serão dotadas de diverso material de protecção, como máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2, batas, luvas, gel para higienização de mãos e desinfectante para superfícies.

“Considerando que os eleitores em isolamento devido à doença Covid-19 podem votar presencialmente nas respectivas secções de voto, a Câmara Municipal tudo fará para que se encontrem observadas todas as condições para que os agentes eleitorais possam exercer as suas funções em segurança”, adianta a mesma nota.