O Dia da Freguesia da Pelariga vai ser assinalado, pela primeira vez, com um programa diversificado que começa já esta sexta-feira, dia 7, e se prolonga até domingo. O objectivo é lançar as bases de um evento que dê projecção acrescida ao território, na expectativa de que os próximos executivos lhe dêem continuidade.
A intenção de criar o evento remonta a 2024, mas a marcação de eleições legislativas, em data coincidente com a celebração, obrigou a autarquia liderada por Nelson Pereira a adiar esse objectivo para este ano.
Para proporcionar conforto aos visitantes e evitar contratempos decorrentes de condições atmosféricas adversas, a Junta de Freguesia instalou uma tenda de cerca de 1000 metros quadrados, no polidesportivo junto ao campo de futebol e ao pólo escolar, onde decorrerão todas as actividades anunciadas.
Programa do evento
As portas abrem na sexta-feira, às 20h00, altura em que começam a ser servidos os jantares nas tasquinhas, dinamizadas pelo Grupo Desportivo da Pelariga, Associação de Melhoramentos, Desporto e Cultura de Vérigo, Salgueiro e Montes (AMEDCUL) e Comissão de Festas de S. Tiago – Tinto. Para quem não opte pelas refeições principais, há inúmeros petiscos para degustar ao longo dos dias.
Ainda na sexta-feira, a partir das 21h30, há “Fado no Povo”, um espectáculo que conta com as interpretações de Ricardo Silva, João Silva, Fábio Rocha, Carolina Pessoa e Nuno Sérgio.
No sábado, a tenda abre às 12h00 para os almoços, enquanto a tarde é dedicada ao desporto e bem-estar, com uma caminhada pela freguesia, a partir das 15h00. A gastronomia regressa às 19h00, mas o grupo de Ansião “Chef Duro e Seus Adversários” sobe ao palco às 22h00 e promete contagiar o público com o melhor da música tradicional.
As cerimónias oficiais que assinalam os 178 anos da criação da freguesia da Pelariga ficam reservadas para o final da manhã de domingo. O hastear das bandeiras, momento ao qual se juntam as entidades convidadas, está agendado para as 11h00, no edifício da Junta, a que se segue uma arruada até à zona desportiva (11h30), acompanhada da Filarmónica Artística Pombalense.
Os almoços começam a ser servidos pelas 12h30, mas depois do repasto os visitantes podem usufruir de uma tarde de animação, que inclui a actuação da Filarmónica (15h00) e dos Toca sem Dó (16h00). Um momento muito aguardado, já que o grupo de música tradicional vai contar com a colaboração dos alunos da freguesia que frequentam as aulas de música.
A música regressa à noite, com a actuação de Big Jovem, a partir das 21h30, mas antes disso já se servem as últimas refeições destes três dias de festa, logo a partir das 19h00.
EMENTAS
Grupo Desportivo da Pelariga
Sexta-feira (jantar)
Caldo verde, costeleta, leitão, sandes de leitão, pataniscas e orelha.
Sábado (almoço)
Bacalhau à Lagareiro e costeleta.
Sábado (jantar)
Costeleta à GDP e Bacalhau à GDP.
Domingo (almoço)
Costeleta à GDP, leitão, moelas e orelha.
Domingo (jantar)
Petiscos variados
AMEDCUL
Sábado (jantar)
Sopa, porco no espeto e petiscos variados.
Domingo (almoço)
Sopa, porco no espeto e petiscos variados.
Comissão de Festas S. Tiago – Tinto
Sexta-feira (jantar)
Petiscos variados
Sábado (almoço)
Petiscos variados
Sábado (jantar)
Francesinha (reserva: 914 599 983) e petiscos variados.
Domingo (almoço)
Grelhados mistos
Domingo (jantar)
Petiscos variados
*Notícia desenvolvida na edição impressa de 6 de Março