“Passo de gigante” no combate ao absentismo e insucesso escolar

0
1694

O executivo municipal aprovou a celebração de um protocolo com a Associação EPIS – Empresários Para a Inclusão Social, que visa a implementação de um projecto-piloto para a promoção do sucesso escolar ao nível do primeiro ciclo, constituindo uma ferramenta para o combate ao absentismo e insucesso escolar.

Após a apresentação do programa e adesão das escolas, bem como alocação dos recursos necessários à concretização do projecto por parte da autarquia, será realizado o processo de formação. Junto dos alunos, a primeira fase passa pela sinalização das situações de risco, sendo posteriormente realizada a triagem e aplicados métodos de potenciação para o sucesso escolar, sempre com um carácter de proximidade. “Garantir a igualdade de oportunidades a todos” é um dos objectivos firmados por Diogo Mateus, procurando minimizar os efeitos negativos que muitas vezes estão associados à própria origem social, económica e cultural.

O combate ao absentismo e ao abandono escolar é uma das bandeiras da maioria social-democrata, que consagra a educação como um dos grandes pilares do desenvolvimento concelhio, e uma aposta com resultados a longo prazo.

Continue a ler mais na edição impressa nº34