Osso da Baleia volta a hastear bandeira azul

0
1986

A única praia do concelho de Pombal, localizada na freguesia do Carriço, abre novamente portas à época balnear com o símbolo da qualidade ambiental.

Pelo 11º ano consecutivo, a praia do Osso da Baleia, na freguesia do Carriço, volta a ser galardoada com a atribuição da Bandeira Azul. Uma distinção que se junta à de Praia Acessível, que ostenta desde 2005, graças às condições de acessibilidade proporcionadas a pessoas com mobilidade reduzida, através da disponibilização de cadeiras de rodas adaptadas para circular no areal.

Em 1998, o Osso da Baleia foi também considerada Praia Dourada, em resultado das preocupações do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infra-estruturação.

Já em Dezembro passado, a praia foi distinguida com o Certificado Internacional dos 10 anos e com o Certificado de Município Parceiro do Programa nacional de Vigilância da Bandeira Azul, no âmbito do Concurso de Actividades de Educação Ambiental. A estas distinções junta-se, ainda, uma menção honrosa no Concurso de Melhor Concessionário.

Hoje em dia, a estância balnear, única no concelho de Pombal, representa um dos mais importantes recursos naturais desta região, detentor de um elevado valor turístico.

No distrito de Leiria, a Bandeira Azul foi também entregue à praia fluvial da Louçainha (Penela) e Pedrógão – Centro (Leiria).