OPINIÃO | O bullying social e o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal [por Raul Testa]

0
2213

Escrevo este texto ainda não totalmente recomposto daquilo que testemunhei após o concerto do sábado de Bodo.

Já depois do concerto dos The Gift, encontrei a jornalista Pombalense Paula Sofia Luz e o impensável aconteceu. Mal a Paula me cumprimentou, o senhor que se encontrava atrás dela, que, por acaso, é o Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal, dirigiu-lhe alguns impropérios. Como eu não conhecia pessoalmente o Sr., no início até julguei tratar-se de uma brincadeira (de mau gosto) entre amigos mas como o Sr. rapidamente evoluiu o seu discurso para mandar a minha amiga Paula para um certo sítio e outros insultos de uma baixeza indescritível, percebi que a conversa era a sério e não queria acreditar no que estava a presenciar.

Após injuriar fortemente a jornalista Paula Sofia Luz este Sr., que por acaso é o Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal, foi à sua vida.

Este Sr., que por acaso é Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal, devia de honrar o cargo que ocupa, mesmo durante a sua vida privada, e devia de moderar o seu comportamento em público (e em privado em chats do Facebook). Este Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal que (também por acaso) foi mandatário financeiro da candidatura do PSD nas últimas autárquicas tem que publicamente pedir desculpa pelos seus actos à jornalista em causa, actos nos quais não acredito que o meu amigo de longa data Pedro Pimpão, eleito presidente da Câmara Municipal nessa candidatura, se reveja.

É minha opinião que, face ao seu comportamento em público, este Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal não tem condições para liderar esta instituição que tanto respeito nos inspira. Aquilo que os membros da minha família (assim como tantas outras famílias de Pombalenses) deram de si aos Bombeiros Voluntários de Pombal não o fizeram para que esta instituição tão nobre fosse liderada por alguém que insulta cidadãos na rua ou nas redes sociais. Mesmo admitindo que o Sr. em causa tem um diferendo com esta cidadã e jornalista, em não é assim que se tratam as pessoas, em nenhum momento.

Conto que todas as instituições de Pombal com relações com os Bombeiros, façam notar a sua indignação com esta situação da qual sou testemunha em primeira mão. Mais considero que quem não o fizer, estará a compactuar com o bullying como modus operandii e isso será até mais grave que a atitude do Sr. Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Raul Testa

Deputado Municipal