Ópera “La Vida Secreta” inspirada no pintor Salvador Dali estreia sábado em Pombal

0
513

A ópera cantada em castelhano “La Vida Secreta”, inspirada no pintor Salvador Dali, estreia no sábado em Pombal, com música do grupo Ensemble Darcos, dirigido pelo compositor Nuno Côrte-Real, com interpretação da soprano Conchi Moyano.
“Esta ópera de bolso retrata o mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí através dos olhos da sua companheira-musa, Gala”, explica Nuno Côrte-Real na nota de imprensa hoje divulgada.
Gala, a única protagonista nesta ópera, interpretada pela soprano espanhola Conchi Moyano, “revela a mulher como inspiração múltipla e central no desenvolvimento do surrealismo ímpar de Dalí e serve como ponto de partida para uma transposição do universo da sua obra aos dias de hoje”, acrescenta o compositor.
Sob música e direcção musical de Nuno Côrte-Real e com libreto de Martha Asunción Alonso, a ópera desenvolve-se ao longo dos 80 minutos, como se o espectador saltasse de tela em tela, de verso em verso e de lembrança em lembrança, conduzidos rumo às profundezas da consciência daliniana.
Integrada na Temporada Darcos 2021 e na Mostra Espanha 2021, “La Vida Secreta” é uma ópera de bolso e é cantada em castelhano.
A estreia acontece este sábado (23), no Teatro-Cine de Pombal, seguindo-se no domingo (24) o Cine-Teatro de Alcobaça e, na terça-feira (26), o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
A ópera conta ainda com encenação de Carlos Antunes e participação de José Pereira (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo), Rodrigo Lima (saxofone), Hélder Marques (piano) e Süse Ribeiro (operação de som e electrónica).

LUSA