A empreitada de requalificação do troço do Itinerário Complementar 2 (IC2), com cerca de 12 quilómetros, entre Meirinhas e Pombal, arrancou no passado mês de Março mas pouco tempo após o início dos trabalhos, há muito aguardados, a Infraestruturas de Portugal (IP) suspendeu a intervenção na zona das Leais.
A paragem tem avolumado as queixas dos utentes daquela via, devido aos transtornos decorrentes do protelar da intervenção. As redes sociais têm sido, desde então, inundadas com críticas a este assunto, sem que, até à data, tenha havido qualquer explicação oficial da empresa ou do Município.
Contactada pelo Pombal Jornal, a IPl esclarece que “a actual suspensão dos trabalhos decorre da necessidade de se proceder a alterações e ajustes ao projecto de execução, nomeadamente quanto à intervenção ao nível do pavimento, o que condiciona a prossecução da obra”.
A empresa estima ainda que “em breve, até meados do mês de Junho, possam ser retomados os trabalhos de requalificação do troço IC2 entre Meirinhas e Pombal”.
Tal como o Pombal Jornal avançou na edição de 20 de Março, a obra conta com um investimento de cerca de 17 milhões de euros (ME), no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), financiado pela União Europeia. O troço a intervir atravessa as freguesias de Meirinhas, Vermoil e Pombal. Inicia-se junto à Zona Industrial de Meirinhas e termina nas imediações do Estádio Municipal de Pombal. Está prevista a reabilitação integral do pavimento, a construção de nove rotundas e várias meias rotundas. A intervenção contempla também a construção de uma passagem pedonal em Pombal ao quilómetro 148,600.
O projecto inclui ainda a requalificação do espaço exterior envolvente para que as acessibilidades e circulação pedonal se façam com segurança, em especial por pessoas de mobilidade reduzida.
*Notícia publicada na edição impressa de 5 de Junho