Se bebe café em casa e vive na freguesia do Carriço, saiba que as cápsulas usadas, que até agora depositava no lixo comum, podem ter outro destino. A Junta de Freguesia criou um ponto de recolha selectiva, destinado exclusivamente à recolha de cápsulas de café, evitando assim a sua deposição em aterros comuns ou a incineração.
O Capsulão, como se designa o reservatório criado para o efeito, está instalado numa zona central, próxima do edifício-sede da Junta, na Avenida da Igreja. A estrutura em causa, feita em madeira, foi construída pelos funcionários da Junta, que asseguram também a sua manutenção e o devido encaminhamento das cápsulas.
A criação deste ponto de recolha selectiva insere-se nas iniciativas promovidas por aquela autarquia, no âmbito da sua candidatura a Eco-Freguesia, como explicam Alexandra Alves e Aurora Maia, técnicas do Gabinete Especializado de Atendimento Social (GEAS) e responsáveis pela elaboração do projecto.
Segundo referem, a criação deste equipamento pretende “criar medidas que permitam alcançar alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em particular: ODS11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS12 (Produção e Consumo Sustentáveis) e ODS15 (Proteger a Vida Terrestre)”. Espera-se, ainda, que contribua para “estimular a economia circular, assegurando a recolha e a reciclagem de cápsulas de café”, e, por outro lado, que também promova o “encaminhamento correcto das cápsulas usadas, recolhidas de forma selectiva na Freguesia do Carriço, valorizando o elevado potencial deste resíduo”.
*Notícia publicada na edição impressa de 20 de Fevereiro