Narciso Mota vai ter nome de rua nas Meirinhas

0
2534

O nome de uma rua para o comendador Narciso Mota foi aprovado por maioria na última Assembleia de Freguesia de Meirinhas, sexta-feira, dia 27. Em cima da mesa esteve a discussão em torno de qual seria a rua com a renomeação.

“Uma vez que é o único comendador no concelho de Pombal considero que devia propôr o nome de uma rua com o de Narciso Mota”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, Avelino António, acrescentando que “nunca houve nenhum homem que fizesse tanto pela localidade.”

Para a colocação do nome “pensámos numa rua que passa junto ao pavilhão gimnodesportivo de Meirinhas, que foi obra de Narciso Mota, já que tem praticamente três nomes: Rua do Monte, Rua do Covão e Rua do Colégio”, sublinhou Avelino António.

Do lado da assistência, Paulo Pereira expressou a sua opinião sobre o assunto, sublinhando o lado sentimental da questão: “na minha opinião o nome deveria ser atribuído à rua onde ele nasceu”, afirmou referindo-se à actual Rua dos Olivais. “Além disso gera alguma confusão nas pessoas estar a alterar esse nome”.

Em tom de resposta, o presidente sublinhou que, apesar de pensar nessa hipótese, considera-a pouco visível e com poucas habitações. “De facto ele nasceu ali mas, apesar de ligar as freguesias de Meirinhas e Colmeias, não tem grande visibilidade”, justificou.

Explicou, então, o porquê da sua sugestão: “pensei na rua onde se localiza o pavilhão gimnodesportivo, já que foi Narciso Mota quem o inaugurou. Além disso, acaba por criar unanimidade numa rua que tem três nomes”. Para agilizar a passagem das ruas para o novo nome, Avelino António falou na possibilidade de se manterem, também, os antigos.

Para comunicar o resultado da votação da atribuição do nome da rua denominada “Rua Comendador Narciso Mota (presidente da CMP entre 1994 e 2013)”, o presidente da Junta de Freguesia adiantou que vai realizar um jantar a 19 de Abril, “onde vamos dar a conhecer à população a nossa decisão”. A organização está a cargo do Lar da Felicidade e vai ter lugar no salão das colectividades.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, entre Janeiro de 1994 e Outubro de 2013, Narciso Mota, foi recentemente agraciado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito.

ANA ISABEL MENDES

(Notícia publicada na Edição n.º53, de 02 de Abril)