Museu Marquês de Pombal tem agora uma escultura dedicada ao estadista

0
309

O espólio do Museu Monográfico Marquês de Pombal foi enriquecido com uma escultura em pedra de Lioz, representando representando Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º Marquês de Pombal. A aquisição, enquadrada na “estratégia de valorização e enriquecimento” daquele espaço museográfico, localizado na Praça Marquês de Pombal (centro histórico da cidade), insere-se “num compromisso contínuo de reforço do acervo do museu, promovendo a preservação e divulgação do legado de uma das figuras mais marcantes da História de Portugal”, salienta o Município de Pombal.
A autarquia destaca a “aposta na valorização do património cultural” como uma das prioridades do actual executivo, “permitindo um enriquecimento progressivo da colecção e proporcionando aos visitantes novas perspectivas sobre a vida e obra do Marquês de Pombal”.
A escultura, com cerca de 1,70m de altura, representa o estadista em pé, trajado à época e segurando uma planta na mão esquerda, símbolo do seu papel central na reconstrução da cidade de Lisboa após o Terramoto de 1755. O conjunto escultórico inclui ainda blocos arquitectónicos, uma base de coluna e o brasão de armas da cidade de Lisboa, reforçando a ligação desta figura histórica à capital.
A autoria da peça é atribuída, com algumas reservas, ao escultor Víctor Bastos, sendo datada da segunda metade do século XIX.
“Com esta nova peça, o Museu Monográfico Marquês de Pombal, o único dedicado à vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, reforça a sua missão de preservar, estudar e divulgar a memória do estadista, consolidando-se como um espaço de referência para o conhecimento da sua obra e impacto na História de Portugal”, refere o Município de Pombal.

A escultura tem cerca de 1,70 m de altura

*Notícia publicada na edição impressa de 20 de Fevereiro