Municípios da região querem abrir creche para filhos dos profissionais de saúde

0
689

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os municípios da região e o Centro Hospitalar de Leiria, anunciou esta terça-feira (dia 22) que está a desenvolver um projecto para instalar a primeira creche intermunicipal do país. O objectivo é “alargar a capacidade de resposta para os filhos dos profissionais de saúde que decidam fixar-se profissionalmente no Hospital de Leiria”.
O projecto representa um investimento superior a 700 mil euros, com capacidade de resposta para cerca de meia centena de crianças. Terá a particularidade de funcionar em horários flexíveis e adaptados aos horários de actividades dos profissionais de saúde.
Para a CIMRL, trata-se de “uma resposta inédita em termos nacionais e que está a ser avaliada em colaboração com os serviços regionais do Instituto da Segurança Social”.
A futura creche intermunicipal será objecto de candidatura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo aviso da abertura a projectos de requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais foi publicado no passado dia 02 deste mês. Apresenta uma dotação global de cerca de 20 milhões de euros para a valência de creche.
Na mesma nota de imprensa, a CIMRL esclarece que “a efectivação do projecto apenas dependerá da aprovação da candidatura por parte do Instituto da Segurança Social, no âmbito do PRR, ou pelo futuro Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2030, bem assim da finalização do acordo de comodato a realizar com o Centro Hospitalar de Leiria”, instituição que “já expressou a sua adesão à iniciativa e reconhece a maior importância deste objectivo no estímulo à fixação de profissionais da saúde na região de Leiria”.