Município já entregou mais de 50 equipamentos a alunos

0
329

A Câmara Municipal de Pombal iniciou, na passada sexta-feira (dia 5), a entrega de equipamentos informáticos aos alunos do ensino secundário, refere uma nota da autarquia, salientando que “até ao momento foram entregues 44 computadores portáteis e 14 routers de acesso à internet”.
Esta medida abrange estudantes do secundário não beneficiários da Acção Social Escolar, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade e que não se enquadram nos critérios pré-estabelecidos pelo Ministério de Educação. Além disso, destina-se também a alunos estrangeiros, recentemente acolhidos nas escolas, bem como estudantes do 9º ano de escolaridade, beneficiários da Acção Social Escolar, todos sinalizados pelos directores das escolas.
A iniciativa resulta de um trabalho do Pelouro da Educação, em articulação com os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, com vista a preparar o ensino à distância. No âmbito dessa colaboração foi realizado um levantamento exaustivo e criterioso, por parte das escolas, sobre as necessidades dos alunos dos vários níveis de ensino que ainda não receberam equipamentos Escola Digital, do Ministério da Educação.
Os critérios definidos por todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas prevêem colmatar das necessidades dos alunos do ensino secundário em situação de comprovada de desigualdade e que não preencham os critérios do Ministério da Educação; ser alunos do 9º ano de escolaridade que realizam Provas Nacionais e beneficiários da Acção Social Escolar (escalões A e B); e alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, beneficiários da Açcão Social Escolar (escalões A e B).
Serão contemplados ainda os alunos do 1º ciclo (beneficiários dos escalões A e B) após ter sido esgotada a utilização dos recursos existentes nas escolas, nomeadamente os tablets entregues pelo município, entre outros equipamentos disponibilizados nas bibliotecas escolares.
De referir que na primeira fase do ensino à distância, a Câmara Municipal de Pombal adquiriu 100 kits (portátil e router de acesso à internet) para empréstimo a alunos do 2º, 3º ciclos e ensino secundário, tendo sido disponibilizados ainda 285 tablets aos agrupamentos de escolas, destinados aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Todavia, o levantamento agora realizado concluiu que “as necessidades ultrapassam em muito a quantidade dos equipamentos disponíveis”, destaca a mesma nota, frisando que o município se prepara para adquirir mais computadores portáteis, de modo a “dar uma resposta que seja mais equitativa e justa”.
A edilidade informa ainda que foi activado um endereço electrónico (suporte-educacao@cm-pombal.pt) destinado a professores, alunos e pais, para prestar apoio directo à configuração e manutenção dos equipamentos tecnológicos disponibilizados.
Para complementar a oferta social e educativa, o município dispõe da plataforma digital (Academia CMPombal), a ser utilizada no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

*Notícia publicada na edição impressa de 11 de Fevereiro