Misericórdia realiza jornadas para repensar o envelhecimento

0
883

“Envelhecimento – Repensar o futuro” é o tema da segunda edição das Jornadas da Misericórdia de Pombal que se irá realizar amanhã, dia 6, no Teatro-Cine de Pombal. O evento, que se iniciará com uma Oração de Sapiência, pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, contará com a participação de várias “personalidades de reconhecimento nacional.”
A Santa Casa da Misericórdia de Pombal, entidade organizadora do evento, destaca as presenças de Francisco George (presidente da Cruz Vermelha Portuguesa), Rui Fiolhais (presidente do Instituto da Segurança Social), António Tavares (provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto) e José Manuel Silva (ex-Bastonário da Ordem dos Médicos).
A abertura, agendada para as 9h45, contará com as participações de Joaquim Guardado (provedor da instituição organizadora), Diogo Mateus (presidente da Câmara de Pombal), Manuel de Lemos (presidente da União das Misericórdias) e Cláudia Joaquim (secretária de Estado da Segurança Social).
O primeiro painel incluirá as intervenções de Rui Fiolhais e António Tavares que abordarão “Desafios para as políticas sociais” e “Envelhecimento: proximidade e oportunidades para uma sociedade de bem-estar.” Ainda de manhã intervirão Rita Valadas (Associação Portuguesa de Psicogerontologia) e Maria João Guardado Moreira (professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco/ Unidade de Investigação Age.Comm) que falarão sobre “Novos contextos… Novas respostas” e “Contextos de envelhecimento e respostas da comunidade.”
Ao início da tarde, José Manuel Silva e Francisco George falarão sobre “A importância da mobilidade na independência do idoso” e “Desafios para a Saúde Pública em Portugal”, respectivamente. O último painel contará com as participações de Joana Ferreira (consultora em Gestão de Equipamentos Sociais) e António Fonseca (professor associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa) que abordarão “O caminho para a mudança do paradigma do envelhecimento” e “O futuro da reforma”.
O encerramento estará a cargo de Pedro Pimpão, deputado e presidente da Junta de Freguesia de Pombal.

Partilhar
Artigo anteriorCentro Recreativo e Folclórico da Charneca celebra aniversário
Próximo artigoAlunos de Ansião representam Leiria no concurso regional de Ideias de Negócios
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.