Misericórdia debate demências e o envelhecimento

0
774

A Santa Casa da Misericórdia de Pombal vai realizar, no próximo dia 6 de Junho, as suas primeiras jornadas sobre “As demências e o envelhecimento”, para abordar “diversas áreas envolventes ao tema, com oradores de enorme prestígio, que contribuirão com todo o seu saber e experiência permitindo ganhos de conhecimento a todos os participantes”, refere a comissão organizadora.
A decorrer no Teatro-Cine de Pombal, aquelas jornadas “estão especificamente direccionadas para a qualificação e formação dos profissionais com relação estreita com a área do envelhecimento e demências e comunidade em geral”, adianta, sublinhando que o evento contará com a presença de Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.
A abertura dos trabalhos, prevista para as 9h45, estará a cargo de Joaquim Guardado, provedor da Misericórdia de Pombal, Maria do Céu Mendes, directora distrital do Instituto da Segurança Social, Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, e Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal.
Seguir-se-á a intervenção de Manuel Teixeira Veríssimo, professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, sobre “As demências e as suas consequências”, e de José Ávila Costa, assistente graduado sénior em Medicina Interna, sobre “O idoso para além da doença física”.
Por sua vez, Horácio Firmino (psiquiatra) e João Coucelo (coordenador do serviço de Medicina Interna do Hospital de Pombal) abordarão o tema “Será a idade um factor de risco de doença mental”.
Durante a tarde, passarão pelas jornadas, Manuel Caldas de Almeida (geriatra, director clínico da UCCI Bento XVI e provedor da Misericórdia de Mora), Helena Pedrosa (neuropsicóloga da UCCI Bento XVI), Patrícia Paquete (terapeuta ocupacional) e Célia Oliveira (psicóloga e directora técnica da Santa Casa da Misericórdia de Pombal).
A sessão de encerramento está prevista para as 18h30 com as intervenções de Ana Cabral, vereadora da Câmara Municipal de Pombal e de Pedro Pimpão, deputado da Assembleia da República e presidente da Junta de Freguesia de Pombal.

Partilhar
Artigo anteriorMINUTO BELEZA com Stephanie João
Próximo artigoEquipa de futsal da Secundária sagrou-se campeã nacional
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas.