Miriam Leal quer dar resposta aos desafios da juventude

0
1098

A recém-empossada jovem autarca de Pombal, Miriam Leal, convocou todos os jovens a participar na vida do concelho, apresentando sugestões para tentar “dar resposta a alguns desafios actuais no seio da juventude”. O seu objectivo é “preparar o futuro” para que “o nosso concelho seja mais dinâmico e proactivo”. E nesta aventura conta com todos os elementos da sua equipa, que é constituída por dois vereadores e três membros da Assembleia de Jovens Autarcas, que irão reunir mensalmente para discutir as propostas a apresentar ao executivo da Câmara Municipal.

Sara Gaspar, Miriam Leal e Pedro Pimpão

O projecto liderado por Miriam Leal pretende “dar resposta a alguns desafios actuais no seio da juventude”. Um desses desafios é o “combate ao sedentarismo”, que propõe combater “com a organização de uma semana desportiva”.
Por outro lado, Miriam Leal quer assegurar “o acompanhamento e preparação dos jovens à saída da escolaridade obrigatória” através do desenvolvimento de uma feira do futuro.
Outra das medidas apresentadas foi o “incentivo à participação dos jovens na vida do concelho com a criação da caixa de sugestões ‘Tu sugeres’”.
“Estas não são as minhas ideias, são as ideias de uma equipa”, que começou a 10 de Fevereiro a trabalhar para continuar a “construir Pombal todos os dias” e “reafirmar a juventude, responsabilizando-a e chamando-a para as decisões”, afirmou a nova jovem autarca.
E Miriam Leal lembra que “não avancei sozinha, pelo que também não me sinto na obrigação de caminhar sozinha”. “Colegas candidatos é hora de trabalhar, preciso da coragem e determinação que demonstraram nesta candidatura”, disse, convicta de que “trabalharemos com responsabilidade, ambição e sentido de união”.
Portanto, “aqui estaremos para trabalhar, ensinem-nos, apoiem-nos, que não vos falharemos”, garantiu em nome de toda a equipa jovem autarca.

Cerimónia de tomada de posse da Jovem Autarca decorreu no Café Concerto, em Pombal

De referir que Miriam Leal é aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros (Meirinhas). Já os vereadores Inês Santos e Manuel Moderno são estudantes da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respectivamente.
O programa Jovem Autarca pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.
Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, “é muito importante o envolvimento dos jovens no desenvolvimento de uma comunidade e em Pombal levamos muito a sério a dinamização de iniciativas que promovam a cidadania infanto-juvenil, que têm sido um verdadeiro sucesso, como fica provado com esta grande adesão ao programa Jovem Autarca.”

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 23 de Fevereiro