Ministro da Educação inaugura Centro Escolar da Pelariga no Dia da Freguesia

0
682

O Centro Escolar da Pelariga é inaugurado este sábado, 9 de Setembro, numa cerimónia que decorre às 10h00, integrada nas programações do Dia da Freguesia, e que será presidida pelo ministro da Educação, João Costa. As iniciativas prosseguem durante a tarde, com a actuação do Rancho Folclórico de Pousadas Vedras, do fado humorístico com Emanuel Moura e baile com a Banda Celtas.
O novo Centro Escolar da Pelariga representa um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros e ocupa uma área total de 4.438 metros quadrados junto à zona desportiva local.
O edifício contempla quatro salas para o 1.º ciclo do ensino básico e duas para jardim-de-infância, dispostas em diferentes alas do edifício, possibilitando o seu uso de forma independente ou conjunta.
Além das salas, possui espaços comuns indispensáveis ao funcionamento de uma escola, designadamente áreas administrativas, salas polivalentes, biblioteca/ informática, refeitório, instalações sanitárias e recreios.
“O novo Centro Escolar da Pelariga insere-se na aposta do Município de Pombal na melhoria das infra-estruturas escolares, com a requalificação de edifícios e a construção de novos equipamentos, adaptados aos desafios educativos actuais”, refere uma nota da autarquia.
Recorde-se que a construção do novo edifício resulta do facto de a antiga escola básica não dispor de espaço suficiente para expansão, nem condições para a criação de espaços educativos e lúdicos, o que inviabilizava a possibilidade da realização de melhorias na infra-estrutura.

Por outro lado, o novo centro escolar permitirá a racionalização dos recursos humanos, existindo uma vasta oferta de actividades destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, antes e depois da componente lectiva e de enriquecimento curricular, mas também durante os períodos de interrupção lectiva.
Pelo terceiro ano lectivo, cada uma das crianças matriculadas no 1º ciclo volta a usufruir de um voucher no valor de 50 euros em material escolar, a descontar à medida das necessidades, na Papelaria Soares ou na Papelaria Escolar, ambas na cidade de Pombal. A esta verba acrescem 10 euros para material de desgaste, utilizado dentro da sala de aula.
A medida estende-se também ao pré-escolar, com um apoio de 45 euros por aluno, a utilizar pelos docentes em material necessário à realização de actividades pedagógicas.

 

PROGRAMA | DIA DA FREGUESIA

09h00 – Recepção às entidades oficiais. Hastear das bandeiras na sede da Junta de Freguesia da Pelariga com a participação da Filarmónica Artística Pombalense.

09h30 – Arruada até ao centro escolar.

10h00 – Recepção ao Ministro da Educação e inauguração do Centro Escolar.

17h00 – Porco no espeto.

17h30 – Actuação do Grupo de Danças e Cantares de Pousadas Vedras.

21h00 – Início do baile com o grupo Banda Celtas.

22h00 – Actuação do fadista humorístico Emanuel Moura.

Continuação do baile.