Miguel Ribeiro é o novo presidente do Rancho Típico de Pombal. O dirigente foi eleito há cerca de um mês e sucede a Alfredo Marques, que assume agora a pasta da Assembleia-Geral, depois de sete anos na liderança do grupo.
A apresentação oficial de Miguel Ribeiro decorreu no dia 1 de Maio, data consagrada ao Festival de Folclore Dr. Reinaldo Serrano, inserido no evento “De Volta à Praça”.

A ligação do novo presidente ao folclore vem de há longa data, mas não foi como dançarino que deu os primeiros passos. Miguel começou por tocar viola num rancho da zona de Coimbra, tinha então 18 anos, e daí a tornar-se dançarino foi um curto passo. A paixão cresceu e consolidou-se, de tal modo que, há cerca de uma década, quando se mudou para o concelho de Pombal, passou a fazer parte do Rancho Típico de Pombal.
A partir de agora, junta o gosto pela dança à direcção do grupo e espera dar continuidade ao trabalho que foi realizado pelo seu antecessor. Ainda assim, quer imprimir-lhe um cunho pessoal, pelo que se avizinham novidades. Sem querer desvendar pormenores, Miguel Ribeiro diz que a nova direcção vai preparar a comemoração dos 75 anos do rancho, que se assinala em 2026, com inúmeras actividades. “Queremos criar uma dinâmica diferente”, avança, sem esmiuçar detalhes. Para já, sabe-se que o grupo está a preparar tudo para que, nessa altura, o aniversário seja já assinalado na nova sede.
Família de dançarinos
Casado com Cristina, também ela dançarina no rancho, o casal orgulha-se de ver os filhos (Rafael, de 20 anos, e Francisco, de 16) seguirem-lhes as pisadas. “Nasceram neste meio e sempre nos acompanharam”, afirma Miguel, pelo que a escolha não surpreendeu os pais. Actualmente com cerca de 50 elementos, com uma média de 40 anos de idade, o Rancho Típico de Pombal quer cativar mais gente para o folclore e sensibilizar os mais jovens para a sua importância. Um trabalho que a nova direcção gostaria de vir a fazer junto das escolas.
Aliás, “80 por cento das pessoas que ingressam no grupo gostam e ficam”, conta. O elemento mais velho do grupo tem cerca de 75 anos e o mais novo apenas seis.
*Notícia publicada na edição impressa de 24 de Abril