Melhores queijos frescos são produzidos nas terras de Sicó

0
2759

Os melhores queijos frescos de Portugal (cabra e de mistura) são produzidos por queijarias localizadas na região de Sicó, tendo vencido os primeiros prémios, nas respectivas categorias, no concurso promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).

De acordo com os resultados divulgados esta terça-feira, 3 de Novembro, o primeiro prémio para o melhor queijo fresco (cabra) é produzido pela Queijaria da Licínia, com sede em Pombalinho, no concelho de Soure. A mesma queijaria foi distinguida, ainda, com uma menção honrosa na categoria do melhor queijo fresco (mistura), cujo primeiro prémio foi atribuído à Queijaria Prado da Sicó, de Santiago da Guarda, concelho de Ansião, que assim vence aquela categoria pelo segundo ano consecutivo.

A concurso estiveram cerca de duas centenas de queijos distribuídos por diversas categorias no âmbito do evento “Vinho e Sabores 2015” que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa. Criado em 2009 com o objectivo de estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, promover e divulgar o queijo português de qualidade (e a sua diversidade), reforçar a notoriedade e aumentar o reconhecimento do mesmo junto do consumidor, o “Concurso Queijos de Portugal” é já uma referência nacional, premiando ano após ano o que de melhor se faz em Portugal.

ORLANDO CARDOSO (texto)