MAU TEMPO | Há localidades ainda sem luz e quatro escolas foram encerradas

0
1664

Os centros escolares de Meirinhas e Mata Mourisca, assim como a escola-sede e o centro escolar da Guia estiveram hoje encerrados devido à falta de electricidade e água, na sequência do mau tempo registado esta madrugada. Alguns destes estabelecimentos já têm os serviços repostos, pelo que a expectativa é que, esta sexta-feira, todos eles já tenham condições para receber os alunos, adiantou a vereadora Catarina Silva.

Para a tutelar da pasta da Protecção Civil e Segurança, neste momento a maior preocupação é a reposição da energia, uma vez que a situação está a afectar não só as populações, mas sobretudo as empresas.
Catarina Silva adiantou que, no cômputo geral, há a registar sobretudo quedas de árvores e danos em infra-estruturas, sobretudo telhados, mas que não provocaram danos pessoais.
Ainda segundo a autarca, em espaços públicos, um dos maiores estragos ocorreu no gimnodesportivo das Meirinhas, com a queda de uma parte da cobertura. A Junta de Freguesia de Meirinhas apela à população para que não se aproxime do edifício, devido ao risco de “a cobertura se soltar”.

Segundo o coordenador da Protecção Civil de Pombal, até ao início desta tarde tinha dado entrada, só naquele serviço municipal, cerca de uma centena de ocorrências. O maior número diz respeito a quedas de árvores e de cabos de electricidade, de média e baixa tensão.
“Os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo”, revelou Hugo Gonçalves, adiantando que estão no terreno diversos operacionais, designadamente, elementos da Altice, E-Redes e agentes da Protecção Civil, para dar resposta a estas situações.
Da parte dos Bombeiros Voluntários de Pombal, a noite foi também sinónimo de muito trabalho, com muitos cortes de árvores, para desobstrução de vias, e telhados danificados. Não há, contudo, registo de feridos, revelou o comandante Paulo Albano.

 

Queda de árvores no IC2, na zona da Ranha