Mais de 40 expositores na Feira do Queijo Rabaçal e Exposicó este fim-de-semana

0
1257

A 32.ª Feira do Queijo Rabaçal realiza-se este ano em Condeixa, no sábado e no domingo (14 e 15 de Maio), com a presença de mais de 40 expositores, incluindo uma dezena de queijarias.
O queijo do Rabaçal com denominação de origem protegida (DOP), à base de leite de ovelha e cabra, está associado a esta antiga freguesia do concelho de Penela, mas a feira anual é uma iniciativa que a Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó organiza rotativamente nos municípios de Alvaiázere, Ansião, Pombal, Condeixa, Soure e Penela, nos distritos de Leiria e Coimbra.
A Feira do Queijo está incluída num evento mais alargado da Terras de Sicó, a ExpoSicó, que decorre no fim-de-semana, desta vez na praça do Município, em Condeixa, e que compreende outros eventos intermunicipais: 7.ª Exposição de Cerâmica Artística, 27.ª Mostra de Vinhos, 16.ª Mostra de Azeite e Mel e 32.ª Mostra de Folclore da Serra de Sicó.
A associação de desenvolvimento, liderada por Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara de Soure, prevê que, em termos de participação dos produtores e do público e do volume de negócios, a ExpoSicó deste ano “vai superar a edição de 2019”, que decorreu em Ansião.
Devido à actual pandemia da covid-19, estes eventos não se realizaram em 2020 e 2021.
Para Mário Jorge Nunes, a ExpoSicó é uma oportunidade para as pessoas comprarem queijo Rabaçal DOP, além de outros “produtos de elevada qualidade” da região.
“A nossa expectativa é grande, pois estamos na retoma de todas as actividades”, disse Mário Jorge Nunes à agência Lusa, na convicção de que “o tempo bom destes dias” vai reforçar a adesão do público, especialmente no domingo.
Desta vez, o programa ajuda ainda, segundo o autarca, a “promover a herança da romanização”, que em Condeixa tem expressão cultural, científica, pedagógica e turística no Museu Nacional de Conimbriga e no museu municipal Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S).
A organização investe 25 mil euros na organização da ExpoSicó, cabendo ao município anfitrião assumir outras despesas.
Para domingo, está prevista uma visita ao espaço da feira da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Nesse dia, termina a 9.ª Semana do Cabrito de Condeixa, que envolve 16 restaurantes do concelho.
LUSA