Jovem de Pombal integra projecto de impressão 3D

0
1589

A jovem pombalense Sofia Gonçalves, de 23 anos, juntou-se a Rodrigo Almeida e Rui Mendes, ambos com 20 anos e de Coimbra, no desenvolvimento de um projecto na área da impressão 3D, no âmbito da unidade curricular de Processos de Gestão e Inovação da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Orlando Cardoso (texto)

Os três estudantes referem que a ideia surgiu quando um deles queria imprimir uma peça em 3D “mas não sabia bem, nem onde o fazer, nem se não estaria a pagar demasiado”. Através de um conjunto de inquéritos concluíram que “havia várias pessoas na mesma situação”, daí que avançaram com o projecto “3D Mentions”, estabelecendo parcerias com algumas das empresas que disponibilizam aquele serviço de impressão.

O projecto passa pela criação de uma plataforma online, onde o interessado, após seguir as respectivas instruções, submeterá o ficheiro que pretende imprimir em 3D. Aquela mesma plataforma apresentará “as empresas e os respectivos preços que fazem do produto, facilitando assim a escolha e a procura da melhor opção”, referem, adiantando que planeiam que o pagamento possa ser feito também online. Depois, o cliente poderá levantar o produto impresso ou recebê-lo na sua própria morada.

Segundo os três futuros engenheiros informáticos, a plataforma deverá estar “funcional no final de Dezembro”, podendo o desenvolvimento do projecto ser acompanhado numa página própria no Facebook.

Sofia Gonçalves, Rodrigo Almeida e Rui Mendes dizem ver aquele projecto “como uma grande oportunidade de divulgar o processo de impressão 3D, dado que ainda não é conhecido por grande parte da população, bem como as empresas que permitem fazê-lo”. “Temos noção de que a impressão 3D é um processo revolucionário nos dias de hoje e tem vindo a crescer a uma escala quase inacreditável”, afirmam.

Notícia publicada na Edição n.º 70, de 26 de Novembro