Jorge Barrento continua a destacar-se no xadrez

0
2569
Jorge Barrento é ainda o dinamizador da Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal / Jrsf Lda.

Jorge Barrento continua a dar cartas no xadrez, em representação do Ginásio Clube do Louriçal/LD Troféus. O pombalense esteve presente, nos dias 4 e 5 de Fevereiro, no Campeonato Distrital Jovens e Veteranos de Leiria, sagrando-se vice-campeão distrital de veteranos na categoria +50. O vencedor do torneio, que decorreu na sede dos Corvos do Lis, foi Samuel Toledo, das Caldas da Rainha, que venceu todas as partidas, excepto naquela que disputou com o pombalense, em que terminou empatada.
De sublinhar ainda que o pombalense iniciou o ano da melhor forma, depois de nos dias 14 e 15 de Janeiro ter alcançado a quinta posição (em igualdade pontual com o terceiro melhor classificado), entre 22 participantes, no Campeonato Distrital Individual Absoluto de Leiria, que decorreu nas Caldas da Rainha. No mesmo evento, Jorge Barrento foi o Melhor Veterano.
Já a 28 de Janeiro, no Campeonato Nacional de Semi-Rápidas por Equipas – 2016/2017, na Marinha Grande, e onde marcaram presença 79 equipas, o xadrezista do Ginásio Clube do Louriçal/LD Troféus voltou a destacar-se entre os mais de 500 jogadores de todos os pontos do país. Na mesma ocasião, e no âmbito do 28º Torneio Memorial Dr. José Vareda, integrado naquele campeonato, Jorge Barrento conseguiu também um dos melhores desempenhos, entre as centenas de participantes. Obteve 68,8% dos pontos o que lhe valeu a 55ª posição.
No Internacional de Alcobaça, que decorreu nos dias 21 e 22 de Janeiro no Museu do Vinho, o pombalense foi 4º classificado, em igualdade pontual com o terceiro lugar, e foi ainda Melhor Veterano. Jorge Barrento terminou a prova na mesa principal a discutir o título com a espanhola Meryda Represa, que viria a vencer a prova.

Homenagem a grandes figuras
A par das competições, Jorge Barrento é ainda dinamizador da Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal / Jrsf Lda., responsável pela organização de muitos dos eventos de xadrez realizados no concelho de Pombal. O próximo está agendado para o dia 22 de Abril, no Café Concerto, e está inserido num ciclo de homenagens a grandes figuras do xadrez nacional e internacional.
Depois da estreia com o mestre António Fernandes, segue-se o mestre internacional (MI) António Fróis, “um homem que muito tem feito pelo xadrez nacional, quer como jogador quer como professor”, explica Jorge Barrento. “Em 2014, o MI António Fróis realizou um feito único: foi Campeão Europeu de Partidas Rápidas, na categoria +50 anos, elevando o nome de Portugal além-fronteiras. O mestre também elaborou vários projectos com a Oficina Xadrezista de Pombal, tais como a palestra e aulas nos torneios jovens realizados”, explica aquele responsável. Na ocasião, António Fróis será agraciado com uma obra de arte da pombalense Ilda Teixeira. O “Torneio Homenagem ao Campeão Europeu António Fróis” tem já assegurada a participação de seis dezenas de xadrezistas de todo o país. À semelhança de outros eventos assinados pela Oficina, a intervenção cultural será parte integrante do programa, com a actuação de João Pessoa & Toninho Varela, dois músicos de referência da cidade.
Destaque ainda para a presença e arbitragem do leiriense Carlos Oliveira Dias,outra das grandes figuras do xadrez nacional, considerado actualmente um dos melhores árbitros do mundo, ao ponto de integrar o top 10 mundial. No evento, estará igualmente patente uma exposição cujo espólio integra um conjunto de peças únicas ligadas à modalidade, pertencentes a Carlos Oliveira Dias. Recorde-se que o leiriense foi um dos impulsionadores do Museu Nacional de Xadrez, localizado em Figueiró dos Vinhos, tendo cedido grande parte do espólio aí existente.
De realçar que a “Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal” continua a apostar no tema “Conhecer Pombal à boleia de um xeque-mate”, vocacionado para a promoção da arte e cultura locais, aliado à divulgação da gastronomia, das suas gentes e costumes. Jorge Barrento enaltece o apoio de algumas empresas locais no apoio a este projecto, tornando o “Torneio Homenagem” aliciante a nível de prémios, assumindo que o programa do evento poderá vir a ser ainda mais enriquecido.
Os interessados em participar no torneio podem fazê-lo através de um dos contactos:
axmarquespombal@gmail.com |jorgebarrento@gmail.com |arbitro97@gmail.com |Telemóvel: 919 850 373