João Pela deixou de ser militante do CDS-PP depois de apresentar candidatura pelo Chega

0
1813

A Comissão Política Concelhia de Odivelas do CDS-PP informa que pediu a “expulsão imediata e definitiva do militante António João Travanca Pela “por este ter assumido a candidatura à presidência da Câmara de Pombal pelo partido Chega, quando ainda era militante e deputado municipal pelo CDS-PP.
O CDS-PP de Odivelas tem em curso “três processos disciplinares” contra João Pela, solicitando a sua “expulsão imediata e definitiva” enquanto militante do partido, refere uma nota de imprensa, salientando que um dos processos remonta a 2019 e os outros dois são deste ano.
A expulsão de João Pela do CDS-PP deve-se ao facto deste, sendo ainda deputado da Assembleia Municipal de Odivelas e militante do CDS-PP, “ter aceitado cumulativamente ser candidato à Câmara Municipal de Pombal pelo partido Chega”.
Estes três cargos são “absolutamente incompatíveis e passíveis de expulsão automática do partido”, esclarece a concelhia centrista, acusando João Pela de agir “sempre de má fé e com manifesta deslealdade institucional com esta estrutura”, durante o actual mandato autárquico.
O CDS-PP de Odivelas também “desmente categoricamente” as declarações de João Pela, que afirmou não ser militante daquele partido desde 25 de Setembro de 2020, quando o actual candidato do Chega à Câmara de Pombal só “apresentou o seu pedido de desfiliação” a 23 de Junho de 2021, o qual foi deferido no dia seguinte. “Ou seja, foi apresentado como candidato, primeiramente, a presidente da Assembleia Municipal de Pombal e, posteriormente, a presidente da Câmara Municipal de Pombal pelo partido Chega, ainda enquanto militante de Odivelas do CDS-PP”.
Os centristas desmentem igualmente o candidato quando este se diz “líder de bancada do CDS-PP na Assembleia Municipal de Odivelas”, uma vez que estas declarações foram proferidas um dia depois do mesmo se desfiliar do partido, pelo que passou a “transitar automaticamente para o estatuto de eleito independente”.

Carina Gonçalves | Jornalista