João Paulo Simão vai disputar europeus de atletismo

0
881

João Paulo Simão vai disputar o European Masters Athletics Champions Indoor 2024, que se disputa de 17 a 23 de Março em Torun, na Polónia.

João Paulo Simão treina todos os dias e em dois deles faz treinos bi-diários

Aos 55 anos, o pombalense prepara-se para disputar o salto em altura, no dia 17, e no dia 19 o salto em comprimento. O objectivo, avança ao nosso jornal, “é ficar nos cinco primeiros”, em ambas as competições.
Em Março de 2023, João Paulo Simão fez a sua estreia em campeonatos mundiais de atletismo (onde regressa em Agosto deste ano), precisamente na cidade onde vai agora disputar os europeus, tendo obtido a 11ª posição no salto em altura. À época com 54 anos de idade, o pombalense disputou as provas no limiar da idade permitida para o escalão M50, o que significa que era dos mais velhos. Em 2024, João Paulo compete já no escalão seguinte, onde integra o grupo dos mais novos, uma vez que a categoria abrange atletas dos 55 aos 59 anos de idade. Um factor que encara como positivo, ainda que prefira não criar expectativas muito elevadas que lhe possam gerar ansiedade. Neste momento, o pombalense é o único atleta no país (saltador), no escalão que disputa, a ser detentor dos mínimos.
Conhecido pela sua ligação à acrobática, à qual está ligado há 40 anos e onde é treinador há 37, João Paulo tem sido uma peça fundamental na formação das crianças e jovens que ingressam na modalidade. Por outro lado, tem também uma forte ligação ao atletismo, onde continua a dar ‘cartas’, motivado pela paixão pelo desporto, que a idade nunca esmoreceu. Recentemente, no início deste mês de Janeiro, subiu ao primeiro lugar do pódio no campeonato distrital de absolutos, disputado no Expocentro, em Pombal, com as marcas de 4,96m, no salto em comprimento, e 1,57m no salto em altura.
Com treinos diários (em dois dias são bi-diários), o atleta reparte o tempo entre o trabalho na pista do Expocentro, onde treina os saltos em altura e em comprimento, e o ginásio, onde faz exercícios de fortalecimento muscular. “Com o tempo fui percebendo o que melhor se adapta ao meu corpo”, em função do avançar da idade. Pesa actualmente 60,5kg, mas a meta é chegar aos europeus com 59kg, ciente de que, no salto em altura, este é um factor que “faz toda a diferença”.

*Notícia publicada na edição impressa de 25 de Janeiro