João Gante vai liderar uma das maiores Caixas Agrícolas do país

0
1657

“Vamos trabalhar para corresponder e superar as expectativas dos associados”. As palavras são de João Gante, o recém-eleito presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal, depois de um processo eleitoral marcado pela apresentação de duas candidaturas aos órgãos sociais e estatutários, facto inédito na vida daquela instituição bancária.

João Gante tem um longo percurso profissional ligado à instituição bancária

A lista B, liderada por João Gante, obteve 653 votos de um total de 1142, contra os 480 da lista A, encabeçada por Albano Carreira, que assumiu a candidatura ao cargo após desistência de Diamantino Leal, motivada por questões de saúde. “Gostaríamos de agradecer aos associados da Caixa Agrícola de Pombal a confiança que em nós e no nosso projecto depositaram”, estendendo as palavras de agradecimento a “todos os colaboradores” da instituição. “Vamos trabalhar para corresponder e superar as expectativas”, assumindo que não querem “defraudar” aqueles que lhes deram um voto de confiança, mas deixa um alerta: “não vamos ceder a pressões, seja de que tipo forem”.
O acto eleitoral decorreu na manhã do dia 11 “com toda a normalidade” ou, como faz questão de vincar João Gante, “muito bem”, elogiando a “forma activa” como os associados se mobilizaram para estas “eleições democráticas”, contrariando assim os escassos números de sufrágios anteriores. Neste campo, o novo dirigente aproveita ainda para “valorizar” o comportamento da lista A, “pela postura manifestada durante o processo”.
João Gante recorda que a Caixa Agrícola de Pombal “não é uma associação ou colectividade”, mas sim um banco, integrado no Grupo Crédito Agrícola. Nessa medida, “vive da confiança”, salienta o novo presidente, ao evidenciar a importância da “reputação” numa instituição desta natureza.
Na linha daquela que foi uma das bandeiras da campanha, João Gante diz que o objectivo da equipa que irá liderar é “fazer uma mudança inclusiva, com as pessoas e para as pessoas”, uma vez que “são elas que fazem a diferença nas organizações”.
“Os associados pronunciaram-se, fizeram a sua escolha e ganhou o Crédito Agrícola em Pombal”, ressalta o novo presidente de uma das maiores Caixas do Grupo Crédito Agrícola (14 balcões em Pombal, a que se juntam os de Soure, Vinha da Rainha, Vila Nova de Anços, Penela, Granja do Ulmeiro e Condeixa-a-Nova), cuja tomada de posse ainda não tem data marcada.
A acompanhar João Gante no Conselho de Administração estão Pedro Pinto, João Mário Oliveira e Ana Medeiros. José Gomes Fernandes, José Guardado e Eugénia Mendes integram a Mesa da Assembleia Geral, enquanto Dina Mota Assis, Paulo Grilo, Mário Agostinho e Eva Ferreira fazem parte do Conselho de Fiscalização.

*Notícia publicada na edição impressa de 23 de Julho