Inov4You: 30 anos a contribuir para a modernização do país

0
952

Há 30 anos, quando a Inov4You chegou ao mercado, a consultoria de incentivos ainda estava a dar os primeiros passos. Fundada em 1993 pelo seu actual CEO, Horácio Mota, natural das Meirinhas, a empresa especializou-se, desde a primeira hora, na elaboração de candidaturas aos mais variados sistemas de incentivos. Neste âmbito, trabalhou nos diferentes Quadros Comunitários de Apoio (QCA), no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e no Programa Portugal 2020, bem como em outros regimes de apoio ao investimento nos mais variados sectores de actividade. Actua em áreas como a indústria, comércio e serviços, turismo, área social, sector público, agricultura e mar. Até à data, a empresa já submeteu mais de 2000 candidaturas aos mais variados fundos, avança Horácio Mota.

A tecnologia e transformação digital tiveram um impacto muito significativo, quer nos serviços de consultoria quer na actividade económica dos clientes quer na forma de trabalho, refere Horácio Mota, CEO da empresa

Para o efeito, conta com uma equipa de 15 profissionais altamente qualificados e com elevado conhecimento técnico dos mais variados sectores económicos, “que assumem um compromisso com a excelência, seguindo uma metodologia rigorosa em todos os trabalhos que executam”, afirma o mesmo responsável. “Alicerçados em talento, rigor, seriedade e na experiência global da nossa empresa, temos trabalhado em conjunto com os nossos clientes, contribuindo para o desenvolvimento económico e modernização de Portugal”, acrescenta.
“A experiência acumulada ao longo dos anos trouxe know-how necessário para analisar os sistemas de incentivos, guiando e apoiando os nossos clientes em todo o processo”, destaca ainda o CEO. Atributos que fazem com que seja “facilitada a geração de valor na selecção das oportunidades, em matéria de incentivos, que melhor se enquadram na realidade de cada negócio”.
E o que mudou, nestes 30 anos, na consultoria de incentivos? Muito, nas palavras de Horácio Mota. “Os serviços de consultoria passaram por grandes mudanças”, explica o CEO, “não só na forma como eram elaboradas as candidaturas (em papel), mas essencialmente na forma como os empresários avaliavam e realizavam os seus investimentos”.

“Os serviços de consultoria passaram por grandes mudanças”

Recuando a 1993, ao primeiro quadro comunitário, “os investimentos realizados eram essencialmente obras e equipamentos, a internet estava a dar os primeiros passos, havia pouca informação, o mercado era ainda muito local e era necessário investir na actividade produtiva”, recorda aquele responsável, para estabelecer, desde logo, as pontes com a actualidade. “Hoje tudo é diferente. A tecnologia e transformação digital tiveram um impacto muito significativo, quer nos serviços de consultoria quer na actividade económica dos nossos clientes quer na forma de trabalho”. Ou seja, “a digitalização de processos, o uso de ferramentas de análise de dados, a inteligência artificial, a automação, trouxeram mais eficiência e novas oportunidades”, nota. Enquanto em 1993 “não se falava de globalização, hoje vivemos e trabalhamos num mundo completamente global, que levou ao aumento da competição e à necessidade de os nossos serviços de consultoria estarem permanentemente actualizados à escala global”. E isto porque “os nossos clientes expandiram as suas operações para novos mercados e nós tivemos de nos adaptar para responder a essas necessidades, como por exemplo através de candidaturas e consultoria a internacionalização das empresas”, explica Horácio Mota.Por outro lado, acrescenta o CEO, “existem hoje novas indústrias e novos sectores de actividade que nos impulsionaram para novas áreas de consultoria, mais específicas e mais exigentes, como as energias verdes (hidrogénio), descarbonização da indústria, transição climática, transição digital, indústria 4.0, tecnologia, sustentabilidade e inovação”. Por último, num mundo global, onde a informação está mais facilmente acessível, “os empresários tornaram-se mais informados e exigentes, competem num mercado único e global”, obrigando os serviços de consultoria a adaptar-se a esta realidade, para poderem dar “respostas a todas as solicitações e necessidades dos nossos clientes”.

“os empresários tornaram-se mais informados e exigentes (…)”

A principal missão da Inov4You é promover o desenvolvimento sustentado das organizações, com e sem fins lucrativos, através da prestação de serviços especializados, elevando a qualificação e fomentando a inovação na economia. A empresa é actualmente uma referência na área da consultoria pelo impacto das intervenções realizadas, excelência da qualidade dos serviços e motivação dos colaboradores, destaca Horácio Mota.