IBAU! lança projecto de refeições congeladas vegetarianas

0
2618

Com a pandemia, Daniela Couto, Raquel Pedrosa e Flávia Alves ficaram impossibilitadas de realizar eventos sobre sustentabilidade então tiveram a ideia de criar refeições pré-cozinhadas congeladas de base vegetal. Menu conta com duas opções de rissóis, quatro refeições completas e uma sobremesa.


A partir do dia 26 de setembro, o público vai conhecer o novo projecto da IBAU! – Refeições congeladas na caminhada pela sustentabilidade. Daniela Couto, Raquel Pedrosa e Flávia Alves, que são as responsáveis pela empresa, perceberam que havia dificuldade em encontrar, no mercado, refeições de base vegetal saudáveis e nutritivas. Foi então que tiveram a ideia de criar refeições pré-cozinhadas congeladas vegetarianas. “Nós notámos que havia uma falta muito grande, no mercado, de comidas de base vegetal. Faltava comida de conforto e saborosa. A oferta que há actualmente é comida processada: os hambúrgueres, os nuggets, pizzas, tudo de base vegetal”, começa por contar Flávia Alves. “Com a pandemia conseguimos reinventar e começámos desde Abril a desenvolver testes para obter o melhor produto. Porque nem todos os pratos funcionam congelados e como trabalhamos muito com legumes de qualidade, de produtores locais, queremos assegurar a qualidade no prato. Seleccionámos os melhores legumes e os melhores vegetais. O que nós gostamos de dizer é que é da horta diretamente para o prato”.
Raquel Pedrosa completa que “nos nossos produtos priorizamos todos os constituintes que são importantes numa refeição: que são os legumes, as leguminosas, e as alternativas à proteína (tofu, seitan,…) e também os cereais. Tentamos utilizar todos eles de forma a ter um produto de qualidade, saboroso e nutritivo”, garante.
De forma a criar um menu de pratos que agradasse o público, a IBAU! testou as refeições com familiares e amigos. “Quando estávamos na fase dos testes criámos um grupo nas redes sociais com todo o processo criativo. Um grupo de teste com faixas etárias bastante distintas, pessoas com filhos, sem filhos, homens e mulheres, para termos uma amostra bastante diversa. Desta forma conseguimos obter o melhor feedback possível acerca daquilo que nós queríamos lançar. Queríamos a opinião mais sincera possível”, recorda Flávia.
Através das redes sociais da IBAU!, no dia 26 de setembro, o público vai descobrir as refeições que Daniela, Raquel e Flávia andaram a produzir nos últimos tempos: duas opções de rissóis, quatro refeições completas e uma sobremesa. “Transformámos aquilo que nós temos tão bom da cozinha portuguesa para a base vegetal, que é isso que faz sentido”, afirma Raquel Pedrosa.
Apesar de estarem orgulhosas do projecto, Flávia Alves recorda que para chegarem ao produto final tiveram de enfrentar vários desafios. “Um deles foi fazer uma refeição completa que resultasse congelada. Depois queríamos refeições que fossem não só vegetarianas mas também para todas as pessoas que tenham curiosidade em experimentar. Tenho a certeza de que todos que experimentaram as refeições da IBAU! vão querer comprar uma segunda vez. Para que isso aconteça, o terceiro desafio é colocar os produtos a preço competitivo porque a oferta que existe no mercado para esses produtos vegans ou vegetarianos é um preço um bocadinho elevado. Nós queríamos que este produto IBAU! tivesse a um preço competitivo”, afirma.


Através de lojas aderentes, a IBAU! vai colocar à venda as suas propostas de refeições pré-cozinhadas congeladas vegetarianas. “Nesta primeira fase, estamos a planear que os produtos da IBAU! estejam em lojas de Leiria e arredores. Mas depois vamos revelar no nosso website onde podem comprar”, revela Flávia Alves.
Raquel Pedrosa afirma que há cada vez mais pessoas a estar interessadas numa alimentação de base vegetal. “Aqui na Ilha começa a surgir a curiosidade em refeições vegetarianas tanto em pessoas jovens como também em mais velhas. E há pessoas que começam a ter a consciência de fazer uma refeição por semana onde não têm carne nem peixe ou qualquer produto de origem animal e é incrível porque já tem impacto óptimo na sustentabilidade do planeta. Na minha opinião, começa a surgir mais esta procura e interesse por refeições vegetarianas. Em termos de restauração é cada vez mais fácil chegar a um restaurante e na carta haver uma opção vegetariana”, assegura. Embora haja uma procura cada vez mais crescente por refeições de base vegetal, Flávia Pedrosa garante que a proposta da IBAU! é inovadora. “Há marcas que outrora jamais iriam produzir refeições vegetarianas e que neste momento já estão a começar a desenvolver alternativas de base vegetal. Mas a oferta que está a existir não vai ao ponto de encontro da IBAU!. Aquilo que nós queremos oferecer é algo que ainda não existe”, garante.
A empresa completa um ano no dia 21 de setembro e Raquel faz um balanço positivo da IBAU!. “Foi grande desafio por estarmos num meio mais pequenino e ao vermos a reação das pessoas. Mas no geral a reacção foi incrível mesmo. Nos eventos tivemos sempre casa cheia. Foi mesmo um feedback super positivo”, afirma. Mesmo no período de confinamento onde os eventos que realizavam estavam proibidos, Daniela Couto, Raquel Pedrosa e Flávia Alves continuaram a dinamizar as suas redes sociais. “Através de vídeos e publicações tentámos sempre passar este conceito que nós tínhamos de passar a mensagem. Ser um pouco um meio facilitador de como podemos fazer mais pela sustentabilidade, como podemos fazer uma refeição sem carne nem peixe durante a semana. Esse tipo de questões tentámos chegar às pessoas de alguma forma apesar das limitações. Com tudo isto esperámos chegar às pessoas, ainda de outra forma, com essa finalidade de abrir também horizontes, não só em termos alimentares mas também a consciência ambiental”, finaliza Raquel.

Carolina Marques Dias