Hoje há oferta de café na Cafetaria do Castelo e lembranças para os mais novos

0
1847
O primeiro aniversário do Auto de Cedência do Castelo de Pombal ao Município, por parte da Direcção-Geral do Património, é assinalado de forma simbólica esta sexta-feira, Dia Nacional dos Castelos, com a oferta de um café, na Cafetaria junto ao monumento, e de uma pequena lembrança aos mais novos.
Recorde-se que o espaço reabriu ao público a 12 de Abril de 2014, depois de um investimento superior a 3,4 milhões de euros, financiados pelo Programa Mais Centro, destinado à requalificação e valorização paisagística daquele monumento nacional e da sua área envolvente. O projecto foi apresentado em 2004 e, no ano seguinte, a Câmara Municipal procedeu à musealização da Torre de Menagem, o que permitiu expor um conjunto de elementos pétreos oriundos da antiga ermida de Nossa Senhora do Cardal.
O Castelo de Pombal é detentor dos Certificados de Excelência 2015 e 2016, atribuídos pelo site Tripadvisor, resultantes da avaliação dos visitantes.
No seu interior, podem ser visitados os equipamentos virtuais, como é o caso do Miradouro Virtual, um equipamento multimédia de realidade aumentada, localizado na Torre de Menagem. Além de permitir uma visão ampla sobre o castelo e cidade de Pombal, fornece um conjunto de informações sobre pontos de atracção turística existentes no concelho, assim como sobre monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
O monumento está também equipado com o Jogo das Cisternas, que realça e valoriza de forma interactiva a importância da cisterna no Castelo de Pombal e na arquitectura medieval. Através de um jogo interactivo, os utilizadores têm de atacar o castelo do inimigo, tentando demoli-lo. No final, o vencedor é premiado com uma experiência de água. Este equipamento permite que os visitantes tenham acesso a uma reconstituição virtual do pátio de armas no século XV, obter uma breve resenha sobre o castelo e sobre a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.