História de Pombal espalha-se pelo mundo

0
1976
O livro do historiador (segundo a contar da esq.) foi apresentado em 2016, no salão nobre dos Bombeiros de Pombal

O livro da autoria do historiador e investigador pombalense Nelson Pedrosa, “Para a história de Pombal no século XVIII”, tem sido requisitado por bibliotecas de renome mundial.
O livro é o produto de vários anos de pesquisa do historiador em torno da história de Pombal, no âmbito da sua tese de mestrado. Dado o valor científico do seu conteúdo e o interesse para a comunidade, decidiu o Rotary Club de Pombal desafiar Nelson Pedrosa a promover a sua edição em livro, tendo esta sido apresentada ao público em Março de 2016. A totalidade do produto da venda foi cedida pelo autor ao Rotary para desenvolvimento das acções daquele clube de serviços.
A comprovar o valor e interesse deste trabalho, está a atenção que lhe foi dada por várias bibliotecas estrangeiras, após a sua inclusão no catálogo da Casalini Libri. Fundada em 1958, em Florença, a Casalini Libri é uma das mais conceituadas editoras do mundo, possuindo um centro de pesquisa de obras de interesse científico editadas em português (Serviço de Novidades Portuguesas) e promovendo-as sobretudo junto de bibliotecas e universidades de mais de meia centena de países do mundo inteiro.
Entre as várias bibliotecas que já requisitaram a obra de Nelson Pedrosa, destacam-se a Princeton University e a Michigan University (ambas dos Estados Unidos), a Bayerische StaatsBibliothek (Alemanha) e a Biblioteca Nacional da República Checa.Trata-se da evidência do interesse e qualidade da obra deste investigador de Pombal, que vê assim o seu trabalho reconhecido também fora de portas.
“Espero que não seja somente um livro para constar na biblioteca pela sua beleza, mas também que seja utilizado como matéria de investigação”, foram as palavras de Nelson Pedrosa em 2016, que demonstram a importância desta difusão do seu trabalho em bibliotecas de renome.