Grupo Desportivo da Ilha é o vencedor do Orçamento Participativo

0
1582

A proposta apresentada pelo Grupo Desportivo da Ilha (GDI) para a construção de uma “Bancada no Campo das Lagoas” foi a grande vencedora do Orçamento Participativo de 2020 com 1001 votos. Em segundo lugar ficou o “Centro de Desportos de Natureza”, em Abiul, que obteve 536 votos, e a terceira proposta mais votada foi a “Requalificação do pavimento das instalações desportivas exteriores – EB Marquês de Pombal”, com 498 votos. O orçamento participativo contou ainda com as propostas para a “Instalação de parques de resíduos agrícolas” (10 votos) e criação de “Rede Pública de Iot com solução de apoio à gestão de recolha de resíduos sólidos e urbanos” (10 votos).
“De destacar que, apesar das apertadas regras da votação e do sistema algo complexo, o Grupo Desportivo da Ilha bateu o recorde de maior votação de sempre de um Orçamento Participativo em Pombal o que demonstra bem a importância desta obra para a população e a mobilização que o nosso clube consegue gerar”, escreveu o clube na sua página de Facebook, após a divulgação dos resultados.
“Se olharmos, por exemplo, para os projectos vencedores em grandes concelhos, este ano, como Leiria, com 660 votos, Coimbra, com 940 votos ou mesmo Aveiro, com 203 votos, torna-se ainda mais perceptível o que todos juntos e unidos conseguimos alcançar”, realça a direcção do GDI, que agradece, ainda, o empenho de todos os que tornaram possível aquele resultado. “Obrigado a todos os que votaram no nosso projecto, aos que partilharam, aos que apelaram ao voto, aos que andaram no porta-a-porta pela freguesia”, escreve o GDI no Facebook, sem esquecer as “outras colectividades/grupos pela divulgação e à Junta de Freguesia pela disponibilização dos seus espaços para apoio ao voto. Temos a melhor família de todas”.
A proposta apresentada pelo GDI, com um orçamento de 78.500 euros, visa a construção de uma bancada coberta no campo de jogos da Ilha, com dois balneários por baixo. Segundo os proponentes, “devido ao número de equipas e atletas que actualmente praticam desporto no Campo das Lagoas é fundamental a criação de uma bancada, para melhorar as condições dos adeptos, e mais dois balneários, para dotar de condições mínimas as equipas de competição do clube”.