Fundação de Abiul promove nova edição de concurso de fotografia

0
1142

“Afectos na Velhice” é o tema da segunda edição do concurso de fotografia, promovido pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior. O objectivo é “desafiar a comunidade a encarar a velhice de forma positiva, como uma mudança que traz consigo desafios novos e diversos, reforçando a importância das emoções e dos afectos nesta fase da vida. As manifestações de afecto entre gerações, entre grupos sociais e familiares, o desenvolvimento de relações de confiança e de afectividade contribui significativamente para sentimentos de bem-estar no idoso”, explica a instituição através de uma nota de imprensa.
No mesmo comunicado, a fundação sublinha a importância da fotografia “como arte de memórias” podendo, neste sentido, “contribuir de forma única para retratar este desafio ao transmitir, do ponto de vista do seu autor, a troca de conhecimento, de carinho, de experiências, de sentimentos e a circulação permanente de afectos, essencial para um envelhecimento saudável”.
Através das fotografias, os participantes deverão reforçar a ideia de que o envelhecimento faz parte de um processo natural do ser humano, representa uma oportunidade para reforçar laços, partilhar experiencias e saberes, devendo a sociedade responder positivamente, não encarando a velhice como factor de segregação.
Às melhores imagens serão atribuídos três prémios. O primeiro classificado recebe um cheque Fnac, no valor de 120euros, valor esse que será de 50 euros para o segundo classificado. O terceiro premiado será distinguido com um cheque Fnac no valor de 25 euros e uma moldura.
As candidaturas decorrem até às 17h00 do dia 30 de Setembro, no Lar Otília Lourenço, em Abiul, pessoalmente ou enviadas por correio. O regulamento encontra-se disponível em: www.fundacao-jlourencojr.org.