Freguesias reparam todos os parques infantis escolares

0
2422

Todas as 13 juntas de freguesia do concelho têm de concluir, até final deste mês de Março, as obras de requalificação de todos os parques infantis localizados nos diversos estabelecimentos de ensino.

Um trabalho realizado no âmbito de acordos de colaboração estabelecidos com a Câmara Municipal de Pombal que representam um investimento de 155 mil euros.

O objectivo passa por “dotar aqueles espaços com toda a segurança e comodidade, atendendo ao bem-estar dos mais novos”, refere a autarquia presidida por Diogo Mateus.

Com aquela iniciativa, a autarquia reconhece “a importância que os espaços de jogo e recreio nas escolas assumem no desenvolvimento integral das crianças”, no sentido de “garantir o direito de brincar” e, mais concretamente, de “promover uma verdadeira cultura de valorização da infância, fomentando o correcto desenvolvimento físico, psicológico e social”.

A Câmara Municipal reconhece, por outro lado, que “a larga maioria dos equipamentos instalados nos espaços de jogo e recreio das escolas do concelho, não cumprem as exigências impostas pela legislação aplicável na matéria, carecendo, por isso, e de forma premente, de ser alvo de reparação ou substituição, total ou parcial”.

Daí que tenha deliberado comparticipar integralmente os valores das intervenções naqueles espaços de lazer, procurando, assim, “promover a salvaguarda dos interesses próprios da sua população”.

Os respectivos acordos de colaboração, assinados entre a Câmara Municipal e as 13 juntas de freguesia do concelho, foram assinados no passado dia 23 de Fevereiro, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após a realização da habitual reunião quinzenal do executivo municipal.

Orlando Cardoso (texto)

Notícia publicada na edição de 3 de Março