Freguesia de Pombal assinala Dia dos Centros Históricos com fim-de-semana de actividades

0
1592

A Junta de Freguesia de Pombal vai comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa de actividades culturais, que decorre no próximo fim-de-semana (entre os dias 26 e 28 de Março), na zona histórica da cidade.

O Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala a 28 de Março, é assinalado com um conjunto de acções de índole cultural que pretendem “promover o património, a tradição, a música, a gastronomia, o comércio e o bem-estar”, refere uma nota da Junta de Freguesia, que adoptou como “mote [para as comemorações] a zona histórica de Pombal”.

O programa começa na manhã de sábado (dia 26) com a recepção aos gaiteiros, que prometem animar várias ruas da cidade com os sons tradicionais das gaitas de foles, cumprindo o 3º Encontro de Gaiteiros da Freguesia de Pombal.

Após uma manhã de arruadas pela cidade, os 12 grupos, com um total de 50 elementos, actuam na Praça Faria Gama (junto ao edifício-sede da Freguesia de Pombal), a partir das 16h00, mostrando aquele que é um acervo histórico e cultural ímpar.

No domingo (dia 27), a música dá lugar ao bem-estar. Após uma interrupção motivada pela situação pandémica, volta a realizar-se o programa de rastreios de saúde para os factores de risco de AVC, que decorre no último domingo de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, no edifício-sede da Junta de Freguesia, numa parceria com a Delegação de Pombal da Associação Portuguesa de AVC.

As actividades prosseguem com a segunda caminhada pelos “Eco-trilhos do Arunca”, que começa na zona do Parque do Açude (10h00) e acompanha o rio Arunca até chegar à sede da Associação da Ranha de Baixo, onde se realiza o Festival de Sopas. “Este percurso pedestre, com a extensão de aproximadamente sete quilómetros, tem um simbolismo muito forte, porque os centros históricos nasceram do castelo para o rio, pelo que esta actividade pretende reforçar a sintonia entre a cidade, o centro histórico e o rio, levando a conhecer a nova zona de passadiços no corredor ribeirinho”, salienta a mesma nota.

Na segunda-feira (28), o centro histórico de Pombal recebe as artes com o projecto “Envolve-te”. Estruturado por Sérgio Paulo, mestrando em Intervenção e Animação Artísticas (Instituto Politécnico de Leiria), em parceria com a Freguesia de Pombal, o projecto “Envolve-Te” tem como objectivo promover a prática artística junto dos alunos do 1º ciclo, através da divulgação de oferta cultural na área do associativismo musical existente na freguesia.

Como forma de envolver as escolas e os mais novos naquele que é o conhecimento e promoção do património, as lojas da zona histórica irão receber uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das Actividades Extracurriculares da freguesia de Pombal, a qual poderá ser visitada até 14 de Abril.

As comemorações terminam, pelas 19h00, com a distribuição dos prémios do sorteio de Natal da Associação Comercial e de Serviços de Pombal e do Concurso Eco-Montras.