Formação desportiva é uma forma de integração

0
2208

Quando falamos de desporto, não estamos a falar necessariamente de alta competição, antes pelo contrário. De uma forma geral, concordamos com importância da prática de desporto para uma vida saudável.
No que respeita concretamente às crianças e jovens, cada vez mais, as associações desportivas assumem um papel relevante e que pode mesmo passar por uma articulação, não só com a família, mas também com a escola. Nuno Couto, professor de matemática e director do Grupo Desportivo da Ilha (GDI), defendeu isso mesmo, que os clubes acompanhem o percurso escolar dos seus atletas e seja premiada a sua evolução escolar.
Falando da experiência do GDI, a associação tem ainda uma preocupação social, ao tentar proporcionar estas actividades também a crianças com dificuldades financeiras e a promover a prática desportiva para todos. O objectivo não é criar “estrelas” de futebol, mas dar oportunidade a qualquer criança, independentemente das dificuldades ou habilidades que tenha, de praticar uma actividade que lhe dê prazer e a faça sentir parte de um grupo.
No entanto, “muitas vezes as pessoas ainda não reconhecem a utilidade que nós temos”, lamenta o professor e treinador.