Festival Pombalino é já este fim-de-semana

0
1891

Prosseguindo a sua estratégia de tentarrecordare valorizar a figura, a obra e a época do Marquês de Pombal, o Município de Pombal vai promovernos próximos dias 23 e 24 o Festival Pombalino.

O evento pretendeassinalar a data da morte e do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Mello e o Dia Internacional dos Museus, para além de defendere valorizar o património histórico e cultural pombalino.

O festival terá como epicentro a Praça Marquês de Pombal, onde serão criados “quadros inspirados no século XVIII e no legado deixado por uma das mais importantes figuras da nossa história, com recurso sobretudo a três disciplinas artísticas: a música, o teatro e a dança”, refereo pelouro da Cultura da Câmara Municipal.

“Pretende-se a produção de um espectáculo pluridisciplinar, que consiste na recriação de personagens históricas ou representativas de grupos sociais do século XVIII, inseridas no património edificado da cidade de Pombal”, acrescenta o mesmo pelouro, adiantando que “estas personagens estabelecerão a ligação entre o público e a época recriada, interagindo com ele, convidando-o a participare a vivertempospassados”.

Ainda segundo o pelouro titulado pela vereadora Ana Gonçalves, “mediante a recriação de ambientes característicos das festas e feiras do século XVIII, teremos um mercado setecentista no sábado e no domingo que reunirá artesanato e tasquinhas”. “Estamos certos que este ambiente barroco permitirá aos pombalenses vivertempospassados, partilhar momentos de alegria e entrarno espírito da época”, realça.

Ao longo dos dois dias serão apresentados diferentes encenações teatrais, espectáculos de música e dança, próprios do ambiente barroco, de natureza popular e erudita, jogos populares, saltimbancos e um mercado setecentista.

O público poderá ainda conhecerum pouco da vida e obra do Marquês de Pombal, participando nas visitas encenadas ao Museu Marquês de Pombal e ao Celeiro do Marquês. Visitas que são gratuitas mas de inscrição obrigatória, considerando que as vagas são limitadas.

O Festival Pombalino tem inícioàs 10 horas de sábado, 23 de Maio, com a chegada da corte a Pombal num cortejo pelas ruas da cidade.

ORLANDO CARDOSO