Festival “Gastronomia em Movimento” convida a visitar Castanheira de Pera

0
1603

Produtos endógenos, showcookings, concertos e animação infantil. Estão escolhidos os ingredientes da segunda edição do Festival “Gastronomia em Movimento”, que decorre de 22 a 25 de Abril, na Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera.

Marco Anjos, coordenador da empresa municipal Prazilândia

“Contribuir para a promoção e desenvolvimento da cultura local e dos produtos endógenos é a principal imagem de marca que pretendemos imprimir ao certame”, frisa o coordenador da empresa municipal Prazilândia, promotora da iniciativa.
O evento surgiu no ano passado com o objectivo de “combater a sazonalidade”, conta Marco Anjos, recordando que a primeira edição “correu muito bem e superou todas as expectativas”. E este ano a Prazilândia, a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral voltaram a unir esforços para surpreender os residentes e visitantes com os produtos endógenos, showcookings, concertos e animação infantil.

O evento pretende “combater a sazonalidade”

Estes são os ingredientes da segunda edição do Festival “Gastronomia em Movimento”, que volta a dar vida à Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera, entre os dias 22 e 25 de Abril, com um programa diversificado para todos os públicos.
“A primeira edição foi um caso de sucesso”, congratula-se Marco Anjos, argumentando que o evento atraiu a Castanheira de Pera “cerca de 5.000 pessoas, o que é muito bom para um concelho com cerca de 3.000 habitantes”.
Este ano “procuramos fomentar cada vez mais o evento e fazê-lo crescer”. Nesse sentido, “vamos tentar ter cada vez mais conteúdos para podermos promover o nosso território no seu todo”, aproveitando a presença das pessoas e da televisão, através do programa “Somos Portugal” da TVI, para “mostrar tudo o que este território tem para oferecer: turismo gastronómico, de aventura e de natureza”.
A gastronomia poderá ser apreciada entre as barraquinhas de produtos endógenos, com destaque para o mel de urze, o azeite, o cabrito assado e os Beijinhos de Peralta. Mas estes sabores também poderão ser degustados nos diversos showcookings que vão decorrer nos quatro dias de certame com os chefs Luís Gomes e Teresa Colaço, mas também com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.
Mas nem só dos paladares locais se faz o fim-de-semana gastronómico. Ao longo destes quatro dias acontece um programa de actividades, que inclui espectáculos, teatro, tertúlias, showcookings, workshops e muito mais.
As actividades arrancam no sábado (22 de Abril) com tertúlias, showcookings, concursos gastronómicos e a actuação de Quina Barreiros. No domingo (dia 23) destaque para a presença da Master Chef 2022 Teresa Horta Colaço e do programa “Somos Portugal” da TVI. Na segunda-feira (24), a programação continua com workshops, showcookings, teatro de comédia “À Grande e à Portuguesa” e o concerto de Sérgio Rossi. O evento termina na terça-feira (25) com um festival de folclore e uma sardinhada.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 20 de Abril