Festa do Livro está de volta à Praça do Município de Ansião

0
1355

É já amanhã que começa a Feira do Livro de Ansião. A Praça do Município é o ponto central da programação, que se estende até domingo (12 de Junho).

A abertura oficial está marcada para as 14h30 desta quarta-feira (dia 8). Depois disso segue-se um conjunto de actividades com o intuito de “celebrar o poder das palavras”, destaca uma nota da autarquia.

As sessões de contos, a realizar na Biblioteca Municipal, são disso exemplo, tanto que têm como “foco principal” os livros e a leitura. A primeira acontece logo no dia de abertura da Festa do Livro com Thomas Bakk e a segunda está a cargo de Luiz Guarnieri (dia 9).

O programa inclui ainda “Livros com Ciência”, numa dinamização do Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Ansião, a 1.ª edição do Concurso Soletrando (dia 9) e a prova final da 6.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura em Voz Alta “Ler é AltaMente” (dia 11).

Prevista está igualmente a apresentação dos livros “O Caminho do Burro – Contos Reunidos” e “Sangue Novo – Uma Antologia”. O primeiro é da autoria de Paulo Moreiras e será apresentado por Nuno Gabriel Oliveira, na sexta-feira (10), às 18h30. O segundo é uma obra de Daniela Martins e será apresentado no sábado (11), às 19h00.

O cartaz abrange também “momentos especialmente destinados aos mais pequenos”, nomeadamente “A Escola Vem à Feira”, “Brincar na Praça” com insufláveis, jogos e modelagem de balões, assim como a peça “O Gato Silvestre Vem à Feira”.

A melodia e a musicalidade das palavras fazem parte da programação através de uma sessão de poesia, interpretada por Alice Neto de Sousa, no sábado (11), às 18h30. Os ritmos chegam à Festa do Livro também pelas “mãos” das tunas AS FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra e Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra (sexta-feira pelas 21h30) e do Concerto do Coimbra Gospel Choir (sábado às 21h30).

Mas há outras manifestações de arte. O pólo de Santiago da Guarda da Escola de Dança Diogo de Carvalho traz a dança e a “Oficina Stencil – pintura de T-shirts”, dinamizada por Rui Cavalheiro, traz a pintura.

A Feira do Livro 2022 encerra com a peça “A Rainha e o Ancião”, encenada pelo Grupo de Teatro “O Mellinho” da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo, acompanhado pela Escola de Cordas e Coro Infantil “A Maltinha”, da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão.

Todas estas actividades são complementadas com a exposição de castelos, elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, que estará patente na Praça do Município, mas também com as “Montras de Letras” nos espaços comerciais aderentes e a 3.ª edição de “Somos Capa | Book Face”, que resulta de um desafio à criatividade da comunidade para associar a capa de um livro ao rosto/ corpo do participante.