Festa das Chouriças promete três dias de pura diversão na Ilha

0
3286

Tomané, Filipe Gomes, João Branco, Humberto Gomes, Telmo Ferreira, Miguel Marques, Fernando do Canadá, Ricardo Pinto, Manuel Cardoso e André Mota [não está na foto] são os ‘festeiros’
Homens e mulheres preparem os bigodes porque a Festa das Chouriças da Ilha de Baixo está quase aí. Música, animação, comida, bebida e, claro, celebrações religiosas prometem contagiar moradores e visitantes, arrastando até ao recinto da Capela de São João multidões para três dias e três noites de festejos que vão pôr a Ilha de Baixo ao rubro. Se não querem perder estes momentos de pura diversão, reservem já na agenda o fim-de-semana de 12 a 14 de Janeiro.
Já falta menos de um mês para um dos momentos mais esperados do ano na Ilha de Baixo: os festejos em honra de Nossa Senhora da Saúde e Santo António, mais conhecidos por festa das Chouriças.
À semelhança dos anos anteriores, animação não vai faltar, garante Telmo Ferreira, revelando que “vamos manter a receita de sucesso de sábado à noite [13 de Janeiro] com os nossos já tão conhecidos Carapaus Azeite e Alho”. A festa continua até de manhã aos ritmos nos Dj’s Kid Loco & Los Misterios.
Mas a animação começa na sexta-feira (dia 12) com “uma das melhores bandas nacionais de tributo aos Queen de nome Kind Of Magic” e o Dj Menasso, adiantou aquele elemento da comissão de festas.

“CHOURIÇA MAIS COBIÇADA” VENDIDA EM LEILÃO POR 1.000 EUROS
A diversão prolonga-se até domingo (14): “o dia mais importante da festa”. Afinal, é na tarde de domingo que se celebra a missa solene e a procissão desfila pelas ruas da aldeia. Logo a seguir, sobem ao palco “leiloeiros altamente profissionais e certificados” para procederem à venda em leilão “das rainhas da festa: as chouriças”.
E desengane-se quem pense que estas são chouriças vulgares. São antes chouriças valiosas que podem atingir preços elevados. “O valor máximo foi atingido na última edição”, quando “a chouriça mais cobiçada chegou ao simbólico valor de 1.000 euros”, contou Telmo Ferreira.
De salientar que os festejos de 2024 encerram com um baile animado pela banda Big Jovem.
E novidades? “Tendo em conta o sucesso da última edição, [que foi] a mais concorrida de sempre, este ano vamos aumentar a área coberta para maior conforto de quem nos visita”, desvendou. Além disso, “preparámos uma pequena surpresa envolvendo os festeiros, que [só] descobrirão nos dias da festa”.

UMA “LINDA CHOURIÇA” PARA O “BIGODE MAIS LINDO”
Já falta menos de um mês para a festa das Chouriças, por isso os homens, e também as mulheres, podem começar a cuidar do bigode, se quiserem participar no concurso de bigodes.
“Num mundo onde se quer cada vez mais igualdade de género, não podemos restringir o concurso do bigode aos elementos masculinos”. Portanto, “todos/as estão convocados para aparecerem nesta festa com o seu bigode mais lindo, nem que seja um bigode falso”, desafia a comissão de festas, sublinhando que “a ideia é tornar a festa mais divertida”.
“Os melhores bigodes serão fotografados pela organização e publicados nas nossas redes sociais no domingo de manhã (se os festeiros conseguirem acordar a tempo), ao final da noite a votação dos nossos seguidores e a comissão de festas elegerá o ‘melhor bigode chouriças’24’”.
E “o bigode mais lindo que por lá aparecer receberá um prémio que, como é obvio, será ele também uma linda chouriça”.

Carina Gonçalves | Jornalista