Fernando Dias, um enfermeiro que também é poeta

0
692

 

Flávia Sanches Dias, Fernando Dias e Marília Martins

Fernando Dias é Enfermeiro Especialista na Consulta Externa de Pediatria do Hospital Distrital de Pombal e, no passado dia 16, lançou um livro de poesia. “Só o silêncio me faz existir” foi apresentado na Biblioteca Municipal de Pombal, num serão muito participado.
A apresentação ficou a cargo da sobrinha, Flávia Sanches Dias, e, a seu lado, o enfermeiro fez questão de ter a sua professora da escola primária, Marília Martins.

Fernando Dias diz que ainda não tem o distanciamento suficiente para falar muito sobre o livro, mas explicou o porquê do título. “Sou uma pessoa com alguma timidez e o silêncio é realmente o que me faz existir. O silêncio isola-me do mundo e é nele que posso construir o meu pensamento”, referiu. Já sobre o porquê de um enfermeiro também escrever, diz que “a enfermagem é um campo de emoções de quem somos os guardiões: das nossas e das dos outros. Damos o primeiro colo mas também o último olhar. Fonte de inspiração não me falta”.

Desde sempre apaixonado pela leitura, a escrita surgiu numa fase mais tardia, como resposta, também terapêutica, às inquietações sempre presentes no seu pensamento sobre o sentido transcendente da existência humana. Fernando Dias garante que o importante é passar uma mensagem e que escreve sobre as suas experiências. “O que percepciono no outro e não o que ele viveu”, descreve. O autor confessou que a poesia lhe sai espontaneamente e que tem um romance “em rascunho”, mas que escrever um romance é mais difícil. Isto porque “é fácil criar um enredo, mas é complicado solucionar os problemas que nós próprios criámos”.
Durante a sessão foram declamados alguns dos poemas que constam do livro, que foram acompanhados pela guitarra de Paulo Alexandre Silva.

O percurso
Formado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Doutor Ângelo da Fonseca (Coimbra) em 1989, Fernando Dias viria a concluir o Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em 1995. É Licenciado em Psicologia – Ramo de Psicologia Clínica – pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e em Direito pela Faculdade de Direito da mesma Universidade. Possui Formação Pós-Graduada em Administração de Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem Doutor Ângelo da Fonseca e em Gestão Pública pela Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro. É membro da Comissão de Certificação Individual de Competências da Ordem dos Enfermeiros, para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista. Em outubro de 2021, viu reconhecida, pelo Organismo Regulador da Profissão, a Competência Acrescida Avançada em Gestão de Unidades de Saúde.

Partilhar
Artigo anteriorLuísa Venturini tem novo livro
Próximo artigoMillennium BCP fecha sucursal na Guia
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?