Falta de espaço deixa artesãos fora da feira

0
1492

A vereadora da Cultura da Câmara de Pombal deposita as melhores expectativas na XXII edição da Feira de Artesanato e Tasquinhas que se irá realizar este fim-de-semana, no Expocentro. Um certame que irá contar com 150 expositores, oriundos das várias regiões do país.

“Este ano houve mais candidaturas de artesãos e que, apenas por dificuldades de espaço, foi impossível aceitar todas as solicitações”, refere Ana Gonçalves, considerando que “esta Feira tem já repercussão nacional, pelo que a procura por parte de expositores tem vindo a crescer de ano para ano”. “O mesmo acontece com o número de visitantes que tem vindo a aumentar anualmente”, frisa.

Por outro lado, a vereadora realça o “investimento maior na animação” do certame, com destaque para a actuação, no primeiro dia, do grupo “Os Alentejanos”. “Esta actuação é uma grande aposta do programa da feira já que o Cante Alentejano, a par do Fado, são considerados Património Imaterial da Humanidade, uma distinção feita pela UNESCO, em Novembro de 2014”, refere.

Na área da animação, Ana Gonçalves destaca ainda o encontro de bandas filarmónicas, marcado para sábado, dia 16, e que “juntará cinco filarmónicas do concelho pela primeira vez no âmbito desta feira nacional”.

Quanto ao impacto daquele certame na economia local, a vereadora considera que “todas as iniciativas de carácter nacional têm repercussões na economia local” na medida em que “este tipo de eventos trazem mais gente ao concelho, durante um determinado período temporal, permitindo uma maior procura em termos de alojamento e restauração”.

Por outro lado, a autarca sublinha o acolhimento das diversas actividades de índole cultural por parte dos pombalenses. “Não temos dúvidas que os pombalenses gostam e aderem aos vários eventos que ocorrem no concelho, alguns dos quais promovidos pela Câmara”, afirma, acrescentando: “para além da participação, nota-se um crescente interesse em colaborar na realização deste tipo de iniciativas”.

ORLANDO CARDOSO (texto)

Notícia publicada na edição nº65, de 17 de Setembro

16 (2)

17 (2)