Fabrikart’s leva magia do Natal ao palco do Teatro-Cine

0
1284

O Teatro-Cine de Pombal recebe esta quarta e quinta-feira, a partir das 20h30, dois espectáculos de Natal com assinatura da Fabrikart’s. Em ambas as sessões, a escola especializada no ensino da dança apresentará “uma variedade de temas coreográficos”, alguns deles desenvolvidos especialmente para estas duas datas e outros já conhecidos, com o objectivo de “revisitar obras do repertório clássico”, refere a nota de imprensa.
O espectáculo do primeiro dia, 19, é composto por duas coreografias: a primeira parte remete o público para o universo infantil, onde a dança criativa é desenvolvida em formato lúdico, levando os mais pequenos a terem experiências de formação em dança, pedagogicamente desenvolvida e com transmissão de disciplina, técnica e incentivo ao pensar as artes. Tudo isto, num mundo mágico onde as princesas da Disney se revelam para ampliar o cognitivo, o entusiasmo e a aprendizagem da dança, dentro dos princípios pedagógicos alicerçados na qualidade de transmissão. Para a segunda parte do espectáculo ficam reservados momentos de dança jazz, sapateado, dança criativa e danças urbanas, nomeadamente o hip hop. Uma forma de, segundo a Fabrikart’s, evidenciar o apetrecho da formação e da seriedade, conjugando disciplina com o mais alto nível de seriedade, mas sem perder o espírito da diversão, da partilha, das relações sociais e do respeito entre os seus alunos, de forma transversal às necessidades actuais e estimulando, ao mesmo tempo, o convívio e a partilha de experiências.
No dia 20, quinta-feira, a escola de dança partilha com o público um espectáculo que incide sobre a sua área académica. Na primeira parte sobe ao palco um Demi Defilé, proposta pedagógica em que os alunos do ballet clássico são desafiados a apresentar uma obra académica com um alto nível técnico, numa leitura de Divertissement, especialmente coreografado para este espetáculo, sob música de George Frideric Handel e com trechos de vários ballet´s do repertório clássico.
Na segunda parte deste serão, a Fabrikart´s traz novamente ao palco uma pequena suite do ballet Dom Quixote, onde os alunos interpretam uma obra clássica sob a inspiração literária de Miguel de Cervantes. Uma pequena reapresentação dentro de um espírito de transmissão pedagógica, focada nas dinâmicas do ensino clássico.
O calendário de actuações de Natal da Fabrikart’s não se esgota nestas duas sessões. A escola inaugura, esta sexta-feira, um projecto de ensino da dança, fora das portas da cidade, mais concretamente em Albergaria dos Doze. Nessa noite, os participantes terão oportunidade de experimentar, muitos pela primeira vez, a magia de estar em palco, como coadjuvantes de um pequeno espectáculo, em formato de mostra pedagógica, numa festa de Natal que decorrerá na Igreja Velha daquela localidade, revela a Fabrikart’s na mesma nota de imprensa.